O ministro da Administração Interna e a ministra da Saúde vão declarar hoje “o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão”.

O ‘briefing’ do Conselho de Ministros começou já perto da 01h00 – uma reunião do executivo que foi interrompida ao final da manhã de quinta-feira para que o primeiro-ministro, António Costa, se reunisse com todos os partidos com assento parlamentar -, tendo sido anunciadas as medidas adoptadas pelo Governo para fazer face ao novo coronavírus.

“O ministro da Administração Interna e a ministra da Saúde vão declarar hoje, sexta-feira, o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão”, afirmou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Entre as medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus que foram aprovadas pelo Governo está a organização dos serviços públicos, “nomeadamente o reforço dos serviços digitais, o estabelecimento de limitações de frequência para assegurar possibilidade de manter distância de segurança e a centralização de informação ao cidadão sobre funcionamento presencial de serviços”.

Foi ainda decidida a aceitação, por parte das autoridades públicas, “e para todos os efeitos legais, da exibição de documentos cujo prazo de validade expire durante o período de vigência do presente decreto-lei ou nos 15 dias imediatamente anteriores ou posteriores”.

A restrição de funcionamento de discotecas e similares, a proibição do desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, excepto dos residentes em Portugal, a suspensão de visitas a lares em todo o território nacional e o estabelecimento de limitações de frequência nos centros comerciais e supermercados para assegurar possibilidade de manter distância de segurança foram outras das medidas aprovadas.

Numa declaração ao país na quinta-feira à noite, António Costa anunciou que as escolas de todos os graus de ensino vão suspender as actividades lectivas presenciais a partir de segunda-feira devido ao surto Covid-19.

Leia também...

CDS questiona Governo sobre “falta gritante de militares” da GNR

O CDS-PP questionou o Governo sobre a “falta gritante de militares para…

Coruche com festa entre hoje e dia 18 de Agosto em honra da padroeira N. Sra. do Castelo

As festas de Coruche, em Honra de N. Sra. do Castelo, arrancam…

Cáritas Diocesana de Santarém auxiliou 1102 famílias nos últimos meses

1102 famílias foram apoiadas pela Cáritas Diocesana de Santarém (CDS), através dos…
Imagem ilustrativa

Proteção Civil alerta para cheias e quedas de árvores devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou esta quinta-feira, 14…