Foto ilustrativa

A gripe das aves voltou a ser confirmada nos distritos de Aveiro e Santarém, em aves em cativeiro, subindo para 31 os focos detetados este ano, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e veterinária (DGAV).

De acordo com os dados hoje divulgados, foi detetado um foco de gripe das aves no concelho de Oliveira do Bairro, em Aveiro, em várias espécies de aves exóticas e ornamentais em cativeiro.

Foi também confirmado um foco na Chamusca, em Santarém, em várias espécies de aves exóticas em cativeiro.

Este ano, a gripe das aves já tinha sido detetada em Aveiro numa exploração de galinhas, patos e gansos, em duas gaivotas-de-patas-amarelas (ave selvagem) e numa garça-branca-pequena (ave selvagem).

Também no distrito de Santarém foram confirmados, este ano, focos numa exploração comercial de patos de engorda e em aves em cativeiro.

O número total de focos detetados este ano subiu agora para 31.

A transmissão do vírus para humanos acontece raramente, tendo sido reportados casos esporádicos em todo o mundo. Contudo, quando ocorre, a infeção pode levar a um quadro clínico grave.

A DGAV tem vindo a pedir a todos os detentores de aves que cumpram as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção, evitando os contactos entre aves domésticas e selvagens.

Qualquer suspeita de infeção pela gripe das aves deve ser reportada à DGAV.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Mostra do Turismo do Ribatejo ‘online’ até 31 de Julho

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) tem patente, ‘online’, uma Mostra do Turismo do Ribatejo, com 35 expositores e 233 produtos e…

Eleitores em confinamento podem sair para votar entre as 18h00 e as 19h00

Uma recomendação do Governo.

Hospital de Santarém assinala Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) e o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) desenvolveram uma campanha com o…

Sala de Leitura Bernardo Santareno recebe exposição sobre a importância dos rádios e da Rádio no 25 de Abril de 1974

Estará patente, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, entre os dias 8 e 27 de Abril, a exposição “A importância dos rádios…