O Hospital Distrital de Santarém (HDS) assinou ena passada sexta-feira, dia 30 de Junho, protocolos de colaboração no âmbito da hospitalização domiciliária com quatro estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) do distrito, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim – Lar de São José, a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, o Centro de Repouso e de Lazer Fonte Serrã, e o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Rio Maior. 

A iniciativa, que teve lugar durante a 2.ª Conferência da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do HDS, tem como objetivo oficializar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido entre estas instituições e alargá-lo a mais organizações.

Ao intervir na sessão de abertura do evento que assinalou o 4.° aniversário da UHD, Ana Infante, presidente do Conselho de Administração (CA) do HDS, afirmou que “a assinatura destes protocolos é mais um passo que se pretende que seja profícuo para que, ao serem referenciados para a UHD, os utentes destas instituições não tenham necessidade de ser hospitalizados e, ao mesmo tempo, prevenir vindas à urgência”, notou.

Na presença dos restantes elementos do CA, Ana Infante aproveitou para agradecer, mais uma vez, o “profissionalismo, a qualidade e o carinho” com que a equipa trata estes doentes, acrescentando que só assim foi possível admitir mais de 600 doentes desde o início da atividade.

A presidente do CA frisou ainda a vontade que este modelo de funcionamento seja alargado a outras áreas, em particular à pediatria, sobretudo porque permite “dar cuidados diferenciados e de proximidade”.

Yahia Abuowda, coordenador da UHD, salientou que “com a assinatura destes protocolos, pretendemos chamar a atenção de outras instituições para se juntarem a este projeto e, assim, possibilitar a cobertura de mais utentes”.

O coordenador da UHD acrescentou que desde que entrou em funcionamento, em 28 junho de 2019, a UHD do HDS tem permitido que os doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos possam estar internados no conforto do seu domicílio. Destacou, ainda, alguns momentos importantes como o aumento da lotação de 3 camas (2019) para 8 camas (2021).

A cobertura geográfica tem vindo a ser alargada e, atualmente, a UHD assegura a prestação de cuidados à população dos concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo.

Ao longo dos quatro anos de atividade, foram percorridos quase 137 mil quilómetros, tendo sido realizadas 7 858 visitas e admitidos 659 doentes. Os dados foram apresentados por Ilda Veiga, enfermeira chefe da Unidade.

Na conferência intervieram também Zélia Ferreira, enfermeira no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, que se centrou no tema “Acessos vasculares – porquê e para quê” e de Inês Marcos, enfermeira na UHD do Centro Hospitalar de Leiria, que se focou na temática “Acessos vasculares: experiência prática de utilização. Equipa intrahospitalar de acessos vasculares – vantagens”. A moderação coube a Sónia Marques Malaca, enfermeira da UHD-HDS.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…