Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Santarém, um homem de 41 anos suspeito de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, no âmbito de uma investigação que decorre desde janeiro e que envolve uma organização criminosa com atuação transnacional.

Em comunicado, a PJ, refere que a detenção, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, ocorreu no âmbito de uma investigação iniciada em Janeiro deste ano, com vista a desmantelar uma rede com “elevados meios técnicos” e que atua com recurso a “manobras de contra vigilância e monitorização das autoridades”.

Segundo a polícia, esta organização é responsável por operações com impacto direto “na saúde pública e na segurança das comunidades”, potenciando outras práticas ilícitas, como crimes “contra a propriedade e contra pessoas, além do crime de branqueamento, cujo objetivo é a dissimulação dos proventos obtidos de forma ilícita”, lê-se no comunicado hoje divulgado.

No total, foram feitas 13 buscas, onde foram apreendidas três viaturas de gama alta, uma viatura de mercadorias, dois motociclos, três localizadores GPS, três equipamentos de comunicação e um relógio de elevado valor.

Segundo a PJ, a investigação já tinha levado, em abril, à apreensão de 320 quilogramas de folhas de canábis, acondicionadas em vácuo e escondidas na carga de um camião que seguia para o norte da Europa. Nessa altura, foi também apreendido o veículo pesado.

Ainda segundo a nota, “o detido foi presente à autoridade judiciária competente”, que lhe aplicou a medida de coação mais gravosa de prisão preventiva.

A Polícia Judiciária sublinha que esta operação se insere no combate ao crime organizado, que “gera alarme social, violência e afeta de forma negativa a saúde e bem-estar da comunidade”, sendo considerado prioritário pela investigação criminal.

Leia também...

Interior Norte e Centro e Algarve em perigo máximo de incêndio

Cerca de 120 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto…

PJ deteve suspeito de abusar sexualmente de menor no concelho do Entroncamento

Um homem de 27 anos foi detido por ser suspeito de abusar sexualmente de uma menor, sua prima, no concelho do Entroncamento, anunciou hoje…

Temperaturas sobem e podem chegar perto dos 40 graus em Santarém

As temperaturas máximas vão subir de forma gradual a partir de quarta-feira, podendo chegar perto dos 40 graus no sábado na região de Santarém.…

Câmara de Santarém reforça apoio para programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O Executivo Municipal da Câmara de Santarém deliberou, no dia 25 de março, em reunião de Câmara, atribuir um subsídio, no valor de noventa…