Um homem foi hoje detido pela Polícia Judiciária (PJ) quando saía da prisão de Alcoentre, após cumprir uma pena por homicídio e roubo, por suspeitas de outros crimes cometidos durante uma saída precária anterior, anunciou hoje a instituição.

“Atendendo ao grau de perigosidade do suspeito, na iminência de ser restituído à liberdade, o homem foi detido quando se preparava para abandonar o Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus em Alcoentre, em liberdade condicional”, depois de ter cumprido parte da pena de 20 anos de prisão, por crimes de homicídio, roubo, sequestro, furto e detenção de arma proibida, entre outros, refere a PJ em comunicado.

Segundo a PJ, o homem, de 44 anos, aproveitou uma saída precária, concedida em outubro de 2023, e não regressou à cadeia e praticou “vários crimes de furto e roubo, em várias localidades da região centro, interior e norte do país, tendo para o efeito utilizado uma viatura furtada em Almeirim e duas espingardas caçadeiras subtraídas de uma espingardaria em Bragança”.

No seguimento de um roubo num supermercado na Lousã, em 9 de novembro de 2023, o “suspeito viria a ser detetado por uma patrulha da Guarda Nacional Republicana (GNR) na zona de Vila Nova de Poiares”.

Na ocasião, o suspeito ainda fugiu às autoridades durante cinco quilómetros, tendo-se despistado.

“Embateu num muro e capotou, acabando por ser imobilizado por elementos da patrulha da GNR e detido por uma equipa da PJ que já se encontravam no terreno”, adianta o comunicado.

Após várias diligências, “foram apreendidos importantes elementos probatórios, que permitiram correlacionar o suspeito com outros ilícitos criminais”, entre os quais um roubo com arma de fogo a um posto de combustível em Seia e uma tentativa de roubo numa dependência bancária em Cernache do Bonjardim, Sertã.

Então, o “detido retornou à cadeia para cumprir o remanescente da pena” a que tinha sido condenado e a PJ remeteu o caso ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra.

Foi emitido um mandado de detenção que foi hoje cumprido, segundo a PJ.

O suspeito já foi sujeito a primeiro interrogatório judicial e ficará a aguardar os desenrolar deste novo processo em prisão preventiva.

Leia também...

Inaugurado o novo Parque Infantil da Ereira

Foi inaugurado na segunda-feira, dia 22 de Setembro o Parque Infantil da…

Golegã recua no desconfinamento

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros realizada…

Homem identificado pela GNR por viciação de veículos automóveis

Um homem, de 37 anos de idade, foi identificado pela GNR por…

Proteção Civil proíbe queimas e queimadas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) proibiu hoje a…