O presépio instalado junto ao altar da Igreja da Sagrada Família do Entroncamento foi alvo de um acto de vandalismo, na manhã do passado domingo, após a habitual celebração da missa das 9h30. O suspeito, que estaria a pedir esmola à porta da igreja, foi visto por zeladores da igreja e a paróquia já apresentou queixa à PSP.

Segundo o padre Luciano Oliveira, tudo terá ocorrido por não ter recebido uma esmola por parte da zeladora da igreja. O homem, que terá uma idade compreendida entre os 30 e 40 anos, aproveitou a saída das últimas quatro pessoas para provocar a destruição no interior da igreja, vandalizando o presépio, o altar e várias imagens religiosas.

Assim que sentiu que estaria a ser observado, iniciou a fuga do local pontapeando vários bancos, cadeiras e ainda vociferando palavrões.

A religiosa que detectou o suspeito no interior da igreja pediu ajuda a um vizinho que acabou por perseguir o suspeito, enquanto contactava a PSP no sentido de deter o homem. Já perto da Estação dos Caminhos de Ferro, a PSP acabou por interceptar e identificar o autor dos desacatos.

As autoridades foram depois ao local do delito para recolher prova e tomar conta da ocorrência.

O suspeito pontapeou e apedrejou várias imagens presépio da Igreja da Sagrada Família, que segundo a paróquia tinham “um valor considerável” e que ficaram ” irremediavelmente destruídas”.

Apesar do incidente, a Igreja da Sagrada Família do Entroncamento costuma estar aberta em horário diurno para acolher as pessoas que queiram rezar ao longo do dia.

Recorde-se que, há cerca de um ano, um homem interrompeu a celebração de uma missa no mesmo local para passar uma mensagem contra o cristianismo.

Leia também...

Teatro «Uma outra Bela Adormecida» na Biblioteca Municipal de Torres Novas

No âmbito das comemorações do nascimento da escritora Agustina Bessa-Luís, a Biblioteca…

400 escuteiros marcam presença em Encontro Regional de Pioneiros

No passado fim de semana a localidade de Chãos, na freguesia de…

Alcanena recebe lançamento do livro “O jardim da avó Rosa”

 Terá lugar, no próximo dia 23 de novembro, às 15h, na Biblioteca…

Lanternas flutuantes iluminam Tomar

Após uma interrupção de dois anos imposta pela pandemia, o Festival de…