A Câmara Municipal de Rio Maior distinguiu na quarta-feira 19 representantes olímpicos e paralímpicos do concelho, com a inauguração do “passeio das estrelas” junto ao Complexo Desportivo de Rio Maior, que espera que sirva de “inspiração”.

“Trata-se de um espaço para homenagear os riomaiorenses, e também atletas dos clubes de Rio Maior, que tiveram uma prestação relevante no mundo desportivo, nomeadamente Jogos Olímpicos ou Paralímpicos. O objetivo é perpetuar os feitos dos atletas que engrandecem a marca de Rio Maior, mas também inspirar os mais jovens para que consigam conquistas idênticas”, salientou o vereador com o pelouro do Desporto, Miguel Santos, em declarações à agência Lusa.

Entre os homenageados com um “totem”, nas imediações do Estádio Municipal, que pela terceira época seguida vai acolher os jogos do Casa Pia na I Liga, estão os marchadores Susana Feitor, João Vieira, Inês Henriques, Vera Santos, Sérgio Vieira, Miguel Carvalho e Pedro Isidro.

No “passeio das estrelas” figuram também os nadadores Pedro Oliveira e Tiago Campos, o saltador Carlos Calado, por ter representado um clube riomaiorense, a judoca Yahima Ramirez e o triatletas Duarte Marques e Alexandre Montez.

Maria Inácio, no atletismo, e Ivo Ferreira, na marcha, foram reconhecidos no desporto paralímpico, tendo sido também exaltados os treinadores Jorge Miguel e Egídio Bernardes, ambos pelo percurso no atletismo, Nuno Ricardo, na natação, e Rui Picoto, no judo.

“Queremos que o espaço, no coração do complexo desportivo, seja uma inspiração para os mais jovens, mas também para a população em geral. Para que se pratique desporto de forma informal, mas também profissionalmente”, sublinhou Miguel Santos, reiterando a “justiça” da homenagem para quem “faz de Rio Maior a cidade do desporto”.

E, nesse sentido, o autarca daquele município do distrito de Santarém admitiu que o espaço está já pensado para que os reconhecimentos sejam alargados.

“O objetivo é que possamos colocar mais homenagens a mais atletas, que é para nós um orgulho imenso”, referiu.

Além das 19 personalidades elencadas, nas imediações do complexo desportivo está também patente um “totem” que faz menção a 45 atletas que competiram em provas internacionais.

Durante a cerimónia foi descerrada simbolicamente a placa inicial do “passeio das estrelas”, numa iniciativa também marcada pela assinatura do acordo de curador da Fundação do Desporto, cujo Conselho de Administração é presidido pela riomaiorense Susana Feitor.

A parceria permite à autarquia participar ativamente em decisões da Fundação e estreita a colaboração entre as duas entidades.

Leia também...

Alunos de Torres Novas visitam Águas do Ribatejo

Um grupo de estudantes do 3.º ano do Curso de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Torres Novas (EPTN) visitou na quarta-feira, 8 de…

PSP fiscaliza oficinas, animais de companhia e espécies protegidas

Até sexta-feira, 22 de Abril.

Tomar recebeu 2º Salão Nacional de Miniatura Automóvel

O 2º Salão Nacional de Miniatura Automóvel, que decorreu no passado fim-de-semana, na tenda do Mercado Municipal, em Tomar, foi ponto de encontro para…

Câmara de Santarém atribui apoio financeiro à UF de Casével e Vaqueiros para criação do Espaço Cidadão

O Executivo Municipal deliberou a atribuição de um apoio financeiro à União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, no valor de 17.627,81 euros, tendo…