Pela primeira vez na história do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), a Festa de Natal das três unidades vai realizar-se fora de portas dos hospitais da instituição, com a realização do evento “Natal dos Hospitais CHMT – A Saúde é o Melhor Presente”.

Estar doente na época natalícia traz uma grande angústia a todos aqueles que, por estarem em tratamento no hospital, estão impedidos de estar nas suas casas e junto da família. Mas, também, aos seus familiares, que têm de enfrentar um lugar vazio à mesa da Consoada e lidar com a preocupação pela saúde do seu ente querido.

É, também, uma época ambivalente para os profissionais de saúde, que muitas vezes estão de serviço nesta data tão especial, tendo de abdicar de estar junto das suas famílias, para estarem no hospital ao serviço do outro.

Ciente de que o Natal é um tempo de emoções à  flor da pele, mas também de esperança, renascimento e de reunião – que é há muito ansiada pelo contexto pandémico dos últimos dois anos -, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), constituído pelas Unidades Hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, juntou vontades e congregou toda a comunidade para oferecer aos doentes, às suas famílias e profissionais de saúde uma tarde em que a doença não estrague a festa.

Pela primeira vez na história do CHMT, a Festa de Natal das Unidades Hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas vai realizar-se fora de portas dos hospitais da instituição, com a realização do evento “Natal dos Hospitais CHMT – A Saúde é o Melhor Presente”.

O evento vai realizar-se na terça-feira, dia 20 de Dezembro, entre as 14h e as 18h, no Auditório do Instituto Politécnico de Tomar. Esta festa de Natal será também transmitida em directo, em streaming, a partir da página de Youtube do CHMT, para quem não possa estar presente fisicamente possa também assistir a este momento de celebração da época natalícia.

Esta é uma iniciativa que nasce de uma proposta da Comissão de Humanização do CHMT, e que mereceu o apoio incondicional desde a primeira hora do Instituto Politécnico de Tomar. Esta instituição de ensino que é uma referência na região do Médio Tejo cedeu as suas instalações e todo o apoio técnico e logístico necessário para a sua realização.

Natal é sinonimo de união e de família e as 15 autarquias servidas pelo CHMT não hesitaram em estar ao lado do CHMT nesta quadra tão especial, oferecendo-lhes um presente muito especial: uma tarde diferente, de proximidade e afecto, embalada por apresentações de grupos de vários grupos e colectividades, da música ao teatro, passando pela magia. Vai ser, assim, possível levar o brilho do Natal a quem está mais frágil e a quem dedica a vida a cuidar da doença.

Nesta tarde de festa, toda a comunidade une-se para levar calor e esperança aos doentes internados no CHMT, aos seus familiares e também aos profissionais de saúde que dedicam a sua vida a cuidar da população do Médio Tejo.

Os 15 concelhos da região uniram-se, assim, a esta Instituição e desfilarão no palco do Auditório do Instituto Politécnico de Tomar, oferecendo cantares, dança, teatro, magia e tradições que dão alento e força a quem não pode passar esta quadra junto dos seus entes mais queridos por estar a recuperar a sua saúde no Hospital.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.