Foto: Centro Humberto Delgado em Torres Novas

O Centro Humberto Delgado (CHUDE), em Brogueira, Torres Novas, retoma no domingo as sessões ‘Rodas de Conversa’, que incidem sobre a liberdade, democracia e direitos humanos, tendo como tema principal as prisões da ditadura portuguesa.

A sessão, que vai decorrer na antiga Casa Memorial, onde nasceu Humberto Delgado, entretanto requalificada para dar lugar a um centro de estudos sobre o republicanismo e a oposição à ditadura portuguesa, vai contar com a participação dos ex-presos/as políticos/as Conceição Abrantes, Marcelino Tavares, Domingos Abrantes e Manuela Bernardino, que irão contar as suas “histórias de luta e resistência”, indica o município, em nota de imprensa.

A iniciativa resulta de uma parceria da Câmara de Torres Novas com o Museu Nacional Resistência e Liberdade, União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e Associação Movimento Cívico Não Apaguem a Memória (NAM).

A segunda ‘Roda de Conversa’ de 2024 vai decorrer dia 18 de Fevereiro, adianta o município, ainda sobre a “temática das prisões na ditadura em Portugal”, com a apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…