O Hospital Distrital de Santarém anunciou esta terça-feira, 1 de Outubro, a conclusão de dois projectos que permitiram a modernização e inovação dos equipamentos clínicos, no valor de três milhões de euros, e a desmaterialização do processo clínico, no valor de 800 mil euros.

O investimento, financiado pelo Portugal2020, permitiu a aquisição de equipamentos tecnologicamente avançados, nomeadamente, de Tomografia Computorizada, ecógrafos de última geração para obstetrícia, ginecologia e ecocardiografia fetal, sistemas de climatização para o serviço de Medicina e de Reabilitação, equipamentos para o Bloco Operatório, Cardiologia e Gastroenterologia e de Anatomia Patológica.

Em comunicado, a administração do HDS, presidida por Ana Infante, refere a importância deste investimento na melhoria da qualidade de diagnóstico e também para a redução do número de exames e deslocações desnecessárias dos utentes para reavaliação no exterior.

Acrescenta a diminuição do tempo de resposta e de realização dos exames/cirurgias, além da melhoria da acessibilidade e a segurança dos doentes e dos profissionais de saúde.

Por outro lado, o projecto para desmaterialização do processo clínico permitiu a modernização da infraestrutura de rede, instalar a rede ‘wireless’ para os utentes, que assim passam a ter acesso gratuito à Internet, e para os profissionais.

Foi ainda feito o ‘upgrade’ da capacidade de armazenamento de dados e instalado o visualizador ‘web’ de imagens médicas, possibilitando que todos os médicos do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria e de hospitais do Serviço Nacional de Saúde tenham acesso ao Processo Clínico Electrónico do HDS.

Segundo a administração do HDS, vai agora ser iniciado um novo projecto para “inovação e diferenciação tecnológica do Hospital Distrital de Santarém, EPE”, no valor de 3,2 milhões de euros.

Este projecto permitirá a instalação de uma Ressonância Magnética e o apetrechamento dos Blocos Operatórios, de Cirurgia de Ambulatório e de Obstetrícia, acrescenta.

Leia também...

Concelho de Santarém ultrapassa os mil casos activos de covid-19

É o concelho da Lezíria do Tejo com o maior número de infecções activas.

Transmissão comunitária preocupa autarcas de Santarém

Os autarcas de Santarém estão apreensivos com a evolução negativa da situação…

Hospital Distrital de Santarém vence Bolsa “Capital Humano em Saúde” da APAH

O projecto “Debriefing de emoções como cultura para redução do stress”, desenvolvido…

Utentes do Médio Tejo pedem programação da campanha de vacinação da gripe

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo recomendou que o…