O Hospital de Santarém realizou, em 2019, mais 500 consultas que em 2018 e aumentou o número de cirurgias de ambulatório, de exames complementares de diagnóstico e de sessões de Hospital de Dia, concretizando perto de 100% do contrato-programa.

Em comunicado de balanço de 2019, o conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS) afirma que foram realizadas 41.130 consultas externas, 7.505 cirurgias de ambulatório (programadas e urgentes), perto de 2,3 milhões de Exames Complementares de Diagnóstico e 28.904 sessões de Hospital de Dia.

“A nível dos indicadores de qualidade e eficiência, realça-se que apesar do aumento do número de partos, diminuiu a percentagem de cesarianas”, lê-se na nota, acrescentando que houve uma “estabilização da procura” no Serviço de Urgência, o qual será este ano alvo de “estratégias” para diminuir o recurso por doentes não urgentes.

Por outro lado, o HDS viu o seu Serviço de Anatomia Patológica ser reconhecido como o “3.º a nível nacional e o único em todo o Ribatejo a ser acreditado pelo modelo ACSA (Agência de Calidad Sanitaria de Andalucia), usado pela Direção Geral de Saúde na Acreditação de serviços de saúde que se destacam pela sua qualidade”, salienta.

Leia também...

Lanternas flutuantes iluminam Tomar

Após uma interrupção de dois anos imposta pela pandemia, o Festival de Lanternas Flutuantes vai voltar a Tomar com a sua 2ª edição. Este…

Homem morre atropelado por máquina agrícola

Um homem com cerca de 50 anos morreu atropelado por uma máquina agrícola na noite de quarta-feira, 27 de Maio, em Freixianda, concelho de…

Idosa desaparecida encontrada com vida em Vila Nova da Barquinha

Uma idosa de 84 anos de idade que foi dada como desaparecida pelas 17h30, na passada quinta-feira, 3 de Outubro, na Portela da Laranjeira,…

12 detidos pela Polícia de Segurança Pública na última semana

A Policia de Segurança Pública de Santarém deteve 12 cidadãos, entre 25 ee 31 de Maio, no âmbito de operações de prevenção e dissuasão…