O Hospital de Santarém realizou, em 2019, mais 500 consultas que em 2018 e aumentou o número de cirurgias de ambulatório, de exames complementares de diagnóstico e de sessões de Hospital de Dia, concretizando perto de 100% do contrato-programa.

Em comunicado de balanço de 2019, o conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS) afirma que foram realizadas 41.130 consultas externas, 7.505 cirurgias de ambulatório (programadas e urgentes), perto de 2,3 milhões de Exames Complementares de Diagnóstico e 28.904 sessões de Hospital de Dia.

“A nível dos indicadores de qualidade e eficiência, realça-se que apesar do aumento do número de partos, diminuiu a percentagem de cesarianas”, lê-se na nota, acrescentando que houve uma “estabilização da procura” no Serviço de Urgência, o qual será este ano alvo de “estratégias” para diminuir o recurso por doentes não urgentes.

Por outro lado, o HDS viu o seu Serviço de Anatomia Patológica ser reconhecido como o “3.º a nível nacional e o único em todo o Ribatejo a ser acreditado pelo modelo ACSA (Agência de Calidad Sanitaria de Andalucia), usado pela Direção Geral de Saúde na Acreditação de serviços de saúde que se destacam pela sua qualidade”, salienta.

Leia também...

Santuário de Fátima prevê despedir até 50 trabalhadores

O Santuário de Fátima tem em curso um plano de reestruturação que prevê o despedimento de até 50 trabalhadores devido à queda abrupta nas…

‘W Shopping’ comemora 15 anos com muita animação para todas as idades

O Centro Comercial ‘W Shopping’ em Santarém comemora este fim-de-semana o seu 15º aniversário. Para assinalar esta data, tem um programa de animação para…

Mercado da Cebola substitui FRIMOR em Rio Maior

A tradicional FRIMOR – Feira Nacional da Cebola vai ser substituída este ano pelo Mercado da Cebola, que decorre entre 4 e 5 de…

Obras da Casa do Benfica 2.0 em Santarém devem arrancar em 2021

As obras da nova Casa do Benfica 2.0 de Santarém devem arrancar no primeiro semestre de 2021, nos edifícios localizados no Jardim da Liberdade,…