O Hospital de Santarém está a instalar duas estruturas modulares junto às Urgências, para reforçar, a partir do início de Fevereiro, a capacidade de resposta, geral e pediátrica, aos utentes suspeitos ou infectados com o novo coronavírus.

Em comunicado, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) afirma que, na urgência geral, a estrutura modular vai ajudar na “gestão do fluxo constante e distanciamento de utentes que acorrem a este serviço” ao aumentar “a capacidade da área de observação e vigilância com um serviço de observação (SO) para 10 utentes e duas áreas individualizadas com pressão negativa para cuidados mais diferenciados”.

Na urgência pediátrica, a estrutura modular “acolherá a urgência pediátrica ‘limpa’, reservando a habitual urgência pediátrica para as necessidades de crianças suspeitas ou infectadas” com o SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

PUBLICIDADE

“No actual contexto pandémico, estas estruturas modulares, que entrarão em funcionamento no início do mês de Fevereiro, serão um garante da segurança e da qualidade que o HDS imprime em todas as áreas assistenciais, permitindo uma definição clara de circuitos de circulação de utentes e de profissionais”, é referido no comunicado.

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Transmissão comunitária preocupa autarcas de Santarém

Os autarcas de Santarém estão apreensivos com a evolução negativa da situação…