A Organização das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA) definiu três metas a atingir até 2020, tendo como objectivo o controlo da doença, através do programa 90-90-90.

Foram anunciados, recentemente, os países que haviam atingido essas metas, destacando-se Portugal como um dos países europeus com melhor desempenho, sendo de assinalar que apenas outros 5 dos 58 países europeus participantes conseguiram este objectivo (Dinamarca, Islândia, Suécia, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte).

Num comunicado enviado, o Hospital de Santarém (HDS) destaca que com os seus cerca de 900 doentes em tratamento “foi um dos que contribuiu com médias acima das metas, fruto do esforço dos seus profissionais e da aposta do HDS no tratamento de doenças infecciosas, para as quais dá cobertura não só à sua área de influência mas a todo o Ribatejo”.

Na mesma nota a Unidade Hospitalar refere ainda a “excelência do trabalho dos Cuidados de Saúde Primários no apoio a toda a Rede de Tratamento destes doentes, sempre em parceria com o HDS.”

O Programa 90-90-90 tem por objectivo diagnosticar 90% das pessoas infectadas por VIH e dessas, 90% a fazer tratamento. Por fim, 90% delas deverão apresentar carga viral indetectável, ou seja, que é intransmissível não tendo o doente capacidade de contagiar terceiros.

Leia também...

ULS Lezíria celebra o Dia Mundial do Audiologista com cultura e música 

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai assinalar o Dia Mundial do Audiologista, no próximo 10 de outubro, com a iniciativa…

Autotestes à Covid-19 admitidos para acesso a grandes eventos

O acesso a eventos de grande dimensão (desportivos, culturais ou corporativos) está dependente da apresentação de um teste negativo à covid-19, que, de acordo…

Hospital de Abrantes recebe investimento de 1,3 milhões de euros em equipamento de Ressonância Magnética

O Centro Hospitalar do Médio Tejo anunciou um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros para a aquisição e instalação do equipamento de…

Serviço de Urgências em Abrantes vai ser requalificado num investimento de 2,9ME

As obras de requalificação, modernização e expansão das Urgências Médico-Cirúrgicas no Hospital de Abrantes, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), vão custar 2,9…