O Hospital Distrital de Santarém (HDS) não teve até à data um aumento de internamentos devido à Covid-19, registando apenas um aumento na afluência ao serviço de urgência.

Segundo fonte oficial do Hospital de Santarém, a unidade hospitalar tem “actualmente internados 10 doentes em enfermaria, menos 20 do que há um mês, por exemplo”, tendo acrescentado não haver “doentes internados em cuidados intermédios e intensivos”.

Apesar de não ser o hospital de referência da Covid-19 na região, o HDS afirma não ter falta de camas ou de outros meios, inclusive humanos.

“As camas são activadas consoante as necessidades e estão definidas nos vários níveis do plano de contingência”, afirmou.

Apesar de aumento de casos não se reflectir em internamentos, fonte hospitalar assinala um aumento de afluência à urgência, sendo na sua maioria doentes não urgentes.

“A grande maioria dos doentes encaminhados pelo SNS24 são doentes não urgentes, os quais contribuem para prolongar o atendimento dos urgentes. Face ao aumento do número de infectados, prevê-se um aumento da afluência à urgência nas próximas semanas”, concluiu.

Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Tratamento do cancro da mama no HDS novamente reconhecido a nível internacional

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada…