O projecto “Debriefing de emoções como cultura para redução do stress”, desenvolvido pelo Hospital Distrital de Santarém (HDS), foi um dos três vencedores da 3.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde” da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

Este projecto visa, entre outros objectivos, a criação de uma cultura de partilha de sentimentos entre os vários profissionais após a actuação em paragem cardiorrespiratória (PCR), utilizando técnicas de escuta com participação de todos, a humanização do espaço físico do profissional para a melhoria das condições de partilha e análise reflexiva, assim como uma melhoria da satisfação do profissional de saúde em relação à gestão do stress relacionado com a situação após PCR.

A Bolsa “Capital Humano em Saúde” é atribuída pela APAH pelo terceiro ano consecutivo e tem como objectivo estimular a mudança nas instituições de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dotar os profissionais de saúde das competências necessárias para que assumam um papel ativo de liderança na gestão da mudança. As três instituições vencedoras terão acesso a um programa de consultoria especializado que lhes permitirá acelerar a implementação do seu Projeto de Mudança do Capital Humano.

Ana Infante, presidente do Conselho de Administração, orgulha-se da atribuição deste prémio ao Hospital Distrital de Santarém e agradece a todos os profissionais envolvidos pelo seu esforço e dedicação a este projeto que, refere, “irá, sem dúvida, contribuir para a melhoria da satisfação dos profissionais em contexto de stress”.

Leia também...

Cartaxo integra projecto de criação de rede de estações de serviço para autocaravanas

Câmara Municipal prepara candidatura de Valada à Linha de Apoio à Valorização…

Teatro Virgínia recebe espectáculo “Dissolução” de Bruna Carvalho

Bruna Carvalho sobe ao palco do Teatro Virgínia no próximo sábado, dia…

Movimento de libertação dos cães acorrentados de Santarém pioneiro em Portugal

Um cão acorrentado permanentemente viola a lei portuguesa em vigor relativa ao…

É preciso insistir na vacinação dos que ainda não foram vacinados

Miguel Castanho, professor catedrático de Bioquímica .