O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas vai assinalar o início da Primavera e o Dia Internacional das Florestas com a oferta de árvores aos cidadãos que as pretendam plantar nas suas propriedades.

Sob o lema “Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar”, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai oferecer espécies autóctones produzidas nos seus viveiros.

A distribuição será feita entre 19 e 26 de Março em vários postos seleccionados em todo o país.

A inscrição para recolha das árvores deve ser feita através de contacto telefónico para os postos do ICN ou correio electrónico (ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt).

Os interessados terão de comprometer-se a enviar posteriormente uma fotografia da árvore plantada e partilhar ou permitir a partilha da imagem, com a hashtag #ICNFsomosTODOS.

As espécies disponíveis para recolha são medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos. Cada cidadão pode recolher um máximo de 10 exemplares.

Os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares.

Em 1872, no Nebrasca (EUA), face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A iniciativa internacionalizou-se e a festa passou da Árvore às Florestas e desde 2012 o Dia Internacional das Florestas é comemorado a 21 de Março, o primeiro dia de Primavera, para celebrar e alertar para importância de todos os tipos de florestas, recordou o ICNF em comunicado.

Leia também...

Candidatura de 500 mil euros para reabilitação do rio Alviela aprovada

A reabilitação do rio Alviela, numa extensão de sete quilómetros, desde Vaqueiros a São Vicente do Paul, e 700 metros no rio Centeio, em…

Águas de Santarém obtém selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

Prémio atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Mês da enguia promove água da rede pública

A Águas do Ribatejo associou-se à 23ª edição do Mês da Enguia promovendo a sensibilização para o consumo da água da rede. Nas mesas…

Governo diz que redução do caudal do rio Tejo está minimizada

A redução do caudal do rio Tejo, registada nos últimos dias, “está hoje minimizada”, afirmou o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João…