O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas vai assinalar o início da Primavera e o Dia Internacional das Florestas com a oferta de árvores aos cidadãos que as pretendam plantar nas suas propriedades.

Sob o lema “Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar”, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai oferecer espécies autóctones produzidas nos seus viveiros.

A distribuição será feita entre 19 e 26 de Março em vários postos seleccionados em todo o país.

A inscrição para recolha das árvores deve ser feita através de contacto telefónico para os postos do ICN ou correio electrónico (ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt).

Os interessados terão de comprometer-se a enviar posteriormente uma fotografia da árvore plantada e partilhar ou permitir a partilha da imagem, com a hashtag #ICNFsomosTODOS.

As espécies disponíveis para recolha são medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos. Cada cidadão pode recolher um máximo de 10 exemplares.

Os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares.

Em 1872, no Nebrasca (EUA), face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A iniciativa internacionalizou-se e a festa passou da Árvore às Florestas e desde 2012 o Dia Internacional das Florestas é comemorado a 21 de Março, o primeiro dia de Primavera, para celebrar e alertar para importância de todos os tipos de florestas, recordou o ICNF em comunicado.

Leia também...

BE pede ação para resolver “atentados ambientais” em Torres Novas

O Bloco de Esquerda de Torres Novas lamenta a “inércia das autoridades” perante os “atentados ao ambiente no concelho que ao invés de diminuírem…

Projecto em Azambuja para preservar o Paúl de Manique onde vivem mais de 180 espécies

Um projecto desenvolvido no concelho de Azambuja pretende preservar e divulgar a biodiversidade do Paúl de Manique, uma zona húmida onde se podem encontrar…

Movimento proTejo celebra 10 anos

O Movimento proTEJO assinala 10 anos de actividade pela defesa do rio Tejo, em 7 de Setembro, com uma concentração e uma descida de…

Câmara de Santarém vai plantar mais de um centena de árvores no planalto

A Câmara Municipal de Santarém vai plantar mais de uma centena de árvores no planalto da cidade, naquela que é a primeira fase do…