O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas vai assinalar o início da Primavera e o Dia Internacional das Florestas com a oferta de árvores aos cidadãos que as pretendam plantar nas suas propriedades.

Sob o lema “Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar”, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai oferecer espécies autóctones produzidas nos seus viveiros.

A distribuição será feita entre 19 e 26 de Março em vários postos seleccionados em todo o país.

A inscrição para recolha das árvores deve ser feita através de contacto telefónico para os postos do ICN ou correio electrónico (ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt).

Os interessados terão de comprometer-se a enviar posteriormente uma fotografia da árvore plantada e partilhar ou permitir a partilha da imagem, com a hashtag #ICNFsomosTODOS.

As espécies disponíveis para recolha são medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos. Cada cidadão pode recolher um máximo de 10 exemplares.

Os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares.

Em 1872, no Nebrasca (EUA), face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A iniciativa internacionalizou-se e a festa passou da Árvore às Florestas e desde 2012 o Dia Internacional das Florestas é comemorado a 21 de Março, o primeiro dia de Primavera, para celebrar e alertar para importância de todos os tipos de florestas, recordou o ICNF em comunicado.

Leia também...

Águas de Santarém investe em sistema de telegestão

A empresa municipal Águas de Santarém abriu um concurso público para Implementação de Sistema de Telegestão no Sistema de Abastecimento de Água no Concelho…

Ambientalistas pedem “penalização exemplar” para responsáveis por crimes ambientais

Organizações não-governamentais do ambiente (ONGA) pediram hoje ao Governo uma “penalização exemplar” para as empresas e os indivíduos responsáveis por crimes ambientais e contra…

Azambuja cria projeto piloto de recolha porta-a-porta de biorresíduos

Iniciativa arrancou na Freguesia de Vila Nova da Barquinha, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da separação dos resíduos orgânicos.…

ProTejo quer posição concreta do Governo sobre revisão da Convenção de Albufeira

O ProTejo – Movimento pelo Tejo quer saber ao certo a posição do Governo português sobre a revisão da Convenção de Albufeira, entre Portugal…