Um idoso de um lar em Vila Nova da Barquinha, espaço que se descobriu estar em situação ilegal, acusou positivo à covid-19, estando neste momento hospitalizado e os demais utentes confinados no local.

“É um local de acolhimento que devia ter três pessoas, mas que tinha nove [utentes] e, efectivamente, uma das pessoas foi diagnosticada com covid positivo”, disse à Lusa a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança.

O utente daquele espaço, na freguesia de Atalaia, um idoso acamado, “já não está no lar e a Autoridade de Saúde já tomou as medidas necessárias e articulou com a autarquia e a Segurança Social, e as pessoas estão a ser devidamente acompanhadas”, afirmou Maria dos Anjos Esperança.

Contactado pela Lusa, o presidente do município de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, adiantou que “o doente encontra-se já hospitalizado e os outros oito utentes daquele espaço clandestino vão ser sujeitos a testes na terça-feira”, testes que serão “extensíveis aos funcionários que fazem o acompanhamento habitual” a estes idosos.

“O lar onde estavam os nove idosos não estava licenciado pela Segurança Social e estava a laborar, pelo que se encontra ilegal”, declarou Fernando Freire, esclarecendo que o diagnóstico positivo ao idoso “foi apurado em estabelecimento hospitalar”, estando o utente infectado hospitalizado e os outros oito idosos “confinados naquele local, até fazerem os testes de diagnóstico na terça-feira”.

Para o autarca, as principais preocupações relativas a esta situação, “além da ilegalidade”, é a de “representar um perigo para a saúde e a segurança dos seus utentes”, uma vez que “o lar não possui alvará e não têm acordos com a Segurança Social”, logo “as condições de ajudas técnicas, saúde, ajudas sociais e de conforto serão muito primárias”.

“Segundo informação médica, [o lar] irá permanecer aberto até à conclusão definitiva dos testes, mas em isolamento social, sem prejuízo das medidas a implementar pelas autoridades competentes”, acrescentou Fernando Freire.

Leia também...

Protesto no IC2 gera 16 quilómetros de carros em marcha lenta

O Movimento Marcha Lenta do IC2 sublinhou a “grande adesão” ao protesto que gerou uma fila de 16 quilómetros de carros entre a Benedita…

Federação Japonesa de Futebol na Académica de Santarém

A Associação Académica de Santarém (AAS) recebeu, durante o dia de ontem, uma comitiva de técnicos e treinadores da Japan Football Association (JFA). A…

Surto com 29 infectados no Lar Gualdim do Centro Social Interparoquial de Santarém

O Lar Gualdim do Centro Social Interparoquial de Santarém tem 29 casos de covid-19 confirmados entre utentes e funcionários, segundo a última actualização do…

Protecção Civil alerta para aumento do risco de incêndio nos próximos dias

A Proteção Civil alertou para o aumento do risco de incêndios rurais, em especial nas regiões do sul e do interior norte e centro,…