Um idoso de um lar em Vila Nova da Barquinha, espaço que se descobriu estar em situação ilegal, acusou positivo à covid-19, estando neste momento hospitalizado e os demais utentes confinados no local.

“É um local de acolhimento que devia ter três pessoas, mas que tinha nove [utentes] e, efectivamente, uma das pessoas foi diagnosticada com covid positivo”, disse à Lusa a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança.

O utente daquele espaço, na freguesia de Atalaia, um idoso acamado, “já não está no lar e a Autoridade de Saúde já tomou as medidas necessárias e articulou com a autarquia e a Segurança Social, e as pessoas estão a ser devidamente acompanhadas”, afirmou Maria dos Anjos Esperança.

Contactado pela Lusa, o presidente do município de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, adiantou que “o doente encontra-se já hospitalizado e os outros oito utentes daquele espaço clandestino vão ser sujeitos a testes na terça-feira”, testes que serão “extensíveis aos funcionários que fazem o acompanhamento habitual” a estes idosos.

“O lar onde estavam os nove idosos não estava licenciado pela Segurança Social e estava a laborar, pelo que se encontra ilegal”, declarou Fernando Freire, esclarecendo que o diagnóstico positivo ao idoso “foi apurado em estabelecimento hospitalar”, estando o utente infectado hospitalizado e os outros oito idosos “confinados naquele local, até fazerem os testes de diagnóstico na terça-feira”.

Para o autarca, as principais preocupações relativas a esta situação, “além da ilegalidade”, é a de “representar um perigo para a saúde e a segurança dos seus utentes”, uma vez que “o lar não possui alvará e não têm acordos com a Segurança Social”, logo “as condições de ajudas técnicas, saúde, ajudas sociais e de conforto serão muito primárias”.

“Segundo informação médica, [o lar] irá permanecer aberto até à conclusão definitiva dos testes, mas em isolamento social, sem prejuízo das medidas a implementar pelas autoridades competentes”, acrescentou Fernando Freire.

Leia também...

Águas de Santarém lança campanha de confiança na água da torneira

A actual administração da empresa Águas de Santarém quer reforçar a relação…

Empresários do Ribatejo procuram financiamento alternativo à banca tradicional

“As empresas precisam de instrumentos financeiros mais apropriados para desenvolverem uma verdadeira…

Surto em lar no Pego com 15 utentes internados e cinco mortes

Dois utentes da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, no…

PSD aponta “buraco negro” em Fátima e Governo reconhece “situação difícil”

O PSD defendeu hoje que se vive “um buraco negro” em Fátima,…