Foto ilustrativa

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu que os cemitérios se mantenham abertos nos dias de Todos os Santos e de Todos os Fiéis Defuntos, a 1 e 2 de Novembro, desde que salvaguardadas as condições de segurança.

“O Conselho Permanente acha que não é apropriado que se encerre, pura e simplesmente, os cemitérios, mas isso depende do diálogo que decorrer dos párocos, das paróquias e das dioceses com as entidades locais que tutelam os cemitérios”, afirmou aos jornalistas o secretário da CEP, Manuel Barbosa.

O padre lembrou que “não depende da Igreja a gestão da grande maioria dos cemitérios nacionais” e disse que a CEP confia que “as autarquias e entidades que os tutelam saberão interpretar as exigências do bem comum” em contexto de pandemia de covid-19.

Neste âmbito, espera que seja encontrado “um justo, mas difícil, equilíbrio entre os imperativos de proteger a saúde pública e o respeito pelos direitos dos cidadãos”.

Manuel Barbosa alertou que “não se adoece apenas de covid-19” e que “a impossibilidade de exprimir, de forma sensível e concreta, saudades e afectos também é causa de sofrimento e de doença, por vezes grave e até mortal”.

Segundo o porta-voz da CEP, “dado o estado actual da pandemia, é sensato que se imponham medidas suplementares de protecção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e o controlo do número de visitantes, em simultâneo”, estabelecendo um limite máximo de acordo com a dimensão dos espaços.

“Mas não seria apropriado o encerramento completo dos cemitérios”, frisou, lembrando que “a emergência sanitária já dura desde Março” e muitas famílias enlutadas “nem sequer puderam acompanhar adequadamente os seus entes queridos”.

O Conselho Permanente da CEP, que reuniu esta segunda-feira, 12 de Outubro, em Fátima, sugere que as celebrações ocorram “nas igrejas e noutros espaços utilizados para o efeito nestes tempos de emergência”, cumprindo as regras estabelecidas.

“Porventura, poderá aumentar-se a sua oferta, sobretudo no dia 02 de Novembro, em horários que sejam mais convenientes à comunidade”, exemplificou Manuel Barbosa.

Com o objectivo de “diminuir ocasiões de maior aglomeração de pessoas”, a CEP recomenda aos párocos “que considerem nestes dias, em coordenação com as autoridades locais, a possibilidade de celebrar a eucaristia nos cemitérios”.

No que respeita às romagens que habitualmente se realizam em sufrágio dos fiéis defuntos, a sugestão é de que “se façam com acompanhamento mínimo, respeitando sempre as normas de segurança e de saúde”, acrescentou o responsável.

Leia também...

Bombeiros recebem louvor municipal pelo apoio no ciclone Idai em Moçambique

Seis elementos dos Bombeiros Sapadores de Santarém e dos Bombeiros Voluntários de Pernes receberam um “Louvor Municipal”, aprovado na Reunião de Câmara, esta segunda-feira,…

Azeitonas e Quinta do Bill em Tomar para lançamento do cartaz de espectáculos da Festa dos Tabuleiros 2019

A Comissão da Festa dos Tabuleiros de Tomar apresenta o cartaz e programa de espectáculos de 2019, em conferência de imprensa, no próximo dia…

Faltam dez médicos de família para cobrir todos os 227.000 utentes da região

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo precisa de dez médicos para cobertura total aos 227.000 utentes inscritos nas 96 unidades…

Trabalhadores dos entrepostos do Lidl de Torres Novas em greve por aumentos

Os trabalhadores dos entrepostos do Lidl em Torres Novas estiveram ontem de manhã, 28 de Agosto, em greve, em protesto contra “a recusa da…