A Conferência Episcopal Portugal (CEP) anunciou hoje a suspensão das missas, a partir de sábado, bem como catequeses e outras actividades pastorais que impliquem contacto, face à situação pandémica que o país está a viver.

“Tendo consciência da extrema gravidade da situação pandémica que estamos a viver no nosso País, consideramos que é um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos, ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação”, refere a CEP em comunicado.

A Conferência Episcopal adianta que devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas, transmitidas em directo por via digital. As exéquias cristãs (funerais e cerimónias fúnebres) devem ser celebradas de acordo com as orientações da Conferência Episcopal de 8 de Maio de 2020 e das autoridades competentes.

A 08 de Maio a CEP referia que nos funerais e cerimónias fúnebres é permitida a presença dos familiares na igreja, cumprindo as regras de segurança.

Desde 15 Janeiro, por determinação governamental, a realização de funerais está condicionada à adopção de medidas organizacionais que garantam a inexistência de aglomerados de pessoas e o controlo das distâncias de segurança, designadamente a fixação de um limite máximo de presenças, a determinar pela autarquia local que exerça os poderes de gestão do respectivo cemitério.

Por outro lado, do limite fixado não pode resultar a impossibilidade da presença no funeral de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins.

“Exprimimos especial consideração, estima e gratidão a quantos, na linha da frente dos hospitais e em todo o sistema de saúde, continuam a lutar com extrema dedicação para salvar as vidas em risco. Que Deus abençoe este inestimável testemunho de humanidade e generosidade e que eles possam contar com a solidariedade coerente e responsável de todos os cidadãos, a fim de que, com a colaboração de todos, possamos superar esta gravíssima crise e construir um mundo mais solidário, fraterno e responsável”, salienta a CEP em comunicado.

A 15 de Janeiro a CEP tinha já determinado a suspensão ou adiamentos das celebrações de baptismos, crismas e casamentos, face ao que classificou como “gravíssima situação de pandemia” que Portugal vive.

Leia também...

BE pede ação para resolver “atentados ambientais” em Torres Novas

O Bloco de Esquerda de Torres Novas lamenta a “inércia das autoridades” perante os “atentados ao ambiente no concelho que ao invés de diminuírem…

Escalabitana Beatriz Martins eleita para os órgãos nacionais da JSD

Distrito elegeu outros três representantes da JSD Distrital.

Um ferido grave em despiste de motociclo em Tomar

Um homem, de 60 anos, ficou ferido com gravidade na sequência do despiste do motociclo que conduzia, a 18 de Julho, na Estrada Nacional…

Primeiro-ministro quer prazo máximo de resposta de 60 dias a candidaturas a fundos europeus

O primeiro-ministro disse hoje querer assegurar, até final do ano, um prazo máximo de 60 dias de resposta às candidaturas a fundos europeus, defendendo…