O II Festival de Órgão de Santarém (FÓS) encerrou com a missa dominical, de 17 de novembro, na Catedral de Santarém, que foi integralmente cantada pelo Coro da Schola Cantorum e acompanhada ao órgão por David Paccetti Correia, sob a direcção de Pedro Rollin Rodrigues.

De 8 a 17 de novembro, centenas de pessoas assistiram a 5 concertos, 2 visitas orientadas, e uma Missa dominical onde a música para Órgão ecoou em seis órgãos históricos, em seis igrejas de Santarém, Igreja de Nª Sra de Marvila, Igreja de Santa Maria da Alcáçova, Igreja de Nª Sra da Piedade, Catedral de Santarém, Igreja de São Nicolau e Igreja da Misericórdia.

Com uma programação abrangente e diversificada, o II FÓS, em dois fins-de-semana, ofereceu um excelente leque de concertos na cidade onde se apresentaram reputados organistas do panorama nacional e internacional, jovens talentos e músicos que exercem a sua atividade na região assim como instituições musicais do Distrito, tais como o Conservatório de Música de Santarém, o Coro do Círculo Cultural Scalabitano e a Schola Cantorum da Catedral de Santarém. Este festival teve a direção do maestro António Vassalo e do organista João Santos.

Nas visitas orientadas, Rota dos Órgãos Históricos de Santarém, pela guia intérprete Vera Duarte, os participantes tiveram oportunidade de visitar e ouvir pequenos concertos, no dia 9, canto e órgão por Hélia Castro e Daniel Nunes, na Igreja de Santa Maria da Alcáçova, órgão a solo por Paulo Bernardino, na Igreja de Nª Sra da Piedade e órgão e coro, com Marta Cruz e o Coro do Círculo Cultural Scalabitano, na Catedral de Santarém. E na segunda visita voltamos a ouvir Hélia Castro (Canto) e Daniel Nunes (Órgão) na Igreja de Marvila, Marta Cruz (Órgão) e o Coro do Conservatório de Santarém, na Igreja da Misericórdia e a terminar na Igreja de S. Nicolau Lídia Correia apresentou-se no órgão a solo.

Para além dos organistas já referidos, os concertos do FÓS tiveram também Paulo Bernardino, Rui Soares, Laura Silva Mendes e o Jorge Garcia (Espanha), e a presença do Ensemble Moços do Coro, com a direção de Nuno Almeida, e da Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro Fernando Marinho.

Tendo o centro histórico de Santarém o maior número de órgãos de tubo ibéricos (construídos há mais de 200 anos) em funcionamento numa área tão circunscrita e restaurados depois de mais de 100 anos parados, a Câmara Municipal, a Diocese e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém criaram o Festival de Órgão de Santarém (FÓS) com o objetivo de divulgar os órgãos históricos da cidade e gerar uma vivência de aproximação e abertura do património à cidade e às suas gentes.

Leia também...

Suspeito do homicídio do padrasto em Ferreira do Zêzere fica em prisão preventiva

Um homem suspeito do homicídio do padrasto em Ferreira do Zêzere ficou em prisão preventiva, depois de ter sido detido em flagrante delito pela…

Aldeia do Mato com wakeboard gratuito este fim de semana

Até 30 de setembro, de segunda a sexta, entre as 10h e as 14h, o wakeboard é gratuito em qualquer um dos cinco cable…

Ex-administrador da AUSTRA começa a ser julgado por desvio de 960 mil euros

Um ex-presidente da Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena começa a ser julgado terça-feira pelo Tribunal de Santarém…

Santuário de Fátima retoma transmissão ‘online’ de cinco celebrações diárias

O Santuário de Fátima anunciou que vai retomar a partir de sábado a transmissão ‘online’ de cinco celebrações diárias, devido à suspensão das celebrações…