O Município de Santarém deliberou ontem, em reunião de Câmara, a aceitação da doação de imóveis da parte de Maria de Lurdes Dias D’ Holbeche Fino, sendo o fim destinado à instalação de serviços municipais de âmbito cultural.

O presidente da Câmara, na apresentação do ponto que foi aprovado por unanimidade, agradeceu publicamente a presente doação, referindo “que se trata de um espaço muito bonito e que o Município tudo vai fazer para honrar o nome da benemérita, tornando-o um espaço de referência no âmbito cultural”, afirmou Ricardo Gonçalves.

Maria de Lurdes Dias D’Holbeche Fino refere ainda na doação que o prédio urbano não pode ser vendido, alienado ou para qualquer outro fim que não o cultural.

Para além do imóvel referido, a benemérita doou ainda ao Município de Santarém três prédios rústicos, sendo um junto à encosta de Santa Margarida e dois localizados em Santa Iria da Ribeira de Santarém.

Câmara apoia investimentos em freguesias

O Município de Santarém, no âmbito da delegação de competências, aprovou aindas na reunião de câmara de segunda-feira, a transferência da verba necessária para a União de Freguesias de Azoia de Cima e Tremês proceder à realização das obras de reabilitação da Escola Básica de Azoia de Cima no valor total de 21.263,64 €.

A obra vai permitir substituir a estrutura do telhado da escola, a colocação de caleiras, substituição de rede eléctrica, substituição de tectos falsos e rectificação de paredes, nomeadamente, ao nível da sua pintura, interior e exterior.

Na mesma reunião foi ainda aprovado pela Câmara de Santarém assumir o valor global de 27.489,65 euros, referente à requalificação da Rua dos Foros e da Rua do Loureiro, na União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira.

Este investimento na manutenção e conservação de caminhos e arruamentos, traduz-se, segundo a autarquia, “numa melhoria significativa das vias de comunicação, criando assim melhores condições de acessibilidades para as populações residentes”.

Para Vale de Figueira, a autarquia escalabitana atribuiu um apoio de 47.347,02 euros, para requalificação do edifício daquela União de Freguesias.

Esta intervenção teve como objectivo a substituição da cobertura e remodelação do espaço interior, segundo nota da autarquia, “de modo a criar melhores condições de conforto e funcionalidade no acolhimento da população”.

Na reunião desta segunda-feira, o executivo municipal aprovou ainda a atribuição de apoio financeiro para a elaboração do projecto da Casa Mortuária da União de Freguesias Romeira e Várzea, no valor global de 11.377,50 euros. Segundo a edilidade este apoio justifica-se “pela necessidade de criação de um espaço digno e adequado para acolher velórios, investimento de particular importância na vida da comunidade local”.

Na mesma reunião, a Câmara decidiu abrir concurso para recrutar um pedreiro para a Divisão de Gestão do Espaço Público e Espaços Verdes. O recrutamento para preenchimento deste posto de trabalho contempla que possam ser contratados trabalhadores com e sem vínculo de emprego público ou com vínculo de emprego público a termo.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…