O Município de Santarém deliberou ontem, em reunião de Câmara, a aceitação da doação de imóveis da parte de Maria de Lurdes Dias D’ Holbeche Fino, sendo o fim destinado à instalação de serviços municipais de âmbito cultural.

O presidente da Câmara, na apresentação do ponto que foi aprovado por unanimidade, agradeceu publicamente a presente doação, referindo “que se trata de um espaço muito bonito e que o Município tudo vai fazer para honrar o nome da benemérita, tornando-o um espaço de referência no âmbito cultural”, afirmou Ricardo Gonçalves.

Maria de Lurdes Dias D’Holbeche Fino refere ainda na doação que o prédio urbano não pode ser vendido, alienado ou para qualquer outro fim que não o cultural.

Para além do imóvel referido, a benemérita doou ainda ao Município de Santarém três prédios rústicos, sendo um junto à encosta de Santa Margarida e dois localizados em Santa Iria da Ribeira de Santarém.

Câmara apoia investimentos em freguesias

O Município de Santarém, no âmbito da delegação de competências, aprovou aindas na reunião de câmara de segunda-feira, a transferência da verba necessária para a União de Freguesias de Azoia de Cima e Tremês proceder à realização das obras de reabilitação da Escola Básica de Azoia de Cima no valor total de 21.263,64 €.

A obra vai permitir substituir a estrutura do telhado da escola, a colocação de caleiras, substituição de rede eléctrica, substituição de tectos falsos e rectificação de paredes, nomeadamente, ao nível da sua pintura, interior e exterior.

Na mesma reunião foi ainda aprovado pela Câmara de Santarém assumir o valor global de 27.489,65 euros, referente à requalificação da Rua dos Foros e da Rua do Loureiro, na União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira.

Este investimento na manutenção e conservação de caminhos e arruamentos, traduz-se, segundo a autarquia, “numa melhoria significativa das vias de comunicação, criando assim melhores condições de acessibilidades para as populações residentes”.

Para Vale de Figueira, a autarquia escalabitana atribuiu um apoio de 47.347,02 euros, para requalificação do edifício daquela União de Freguesias.

Esta intervenção teve como objectivo a substituição da cobertura e remodelação do espaço interior, segundo nota da autarquia, “de modo a criar melhores condições de conforto e funcionalidade no acolhimento da população”.

Na reunião desta segunda-feira, o executivo municipal aprovou ainda a atribuição de apoio financeiro para a elaboração do projecto da Casa Mortuária da União de Freguesias Romeira e Várzea, no valor global de 11.377,50 euros. Segundo a edilidade este apoio justifica-se “pela necessidade de criação de um espaço digno e adequado para acolher velórios, investimento de particular importância na vida da comunidade local”.

Na mesma reunião, a Câmara decidiu abrir concurso para recrutar um pedreiro para a Divisão de Gestão do Espaço Público e Espaços Verdes. O recrutamento para preenchimento deste posto de trabalho contempla que possam ser contratados trabalhadores com e sem vínculo de emprego público ou com vínculo de emprego público a termo.

Leia também...

Município da Chamusca aprova regime de isenção de IMI para associações e colectividades

A Câmara Municipal da Chamusca aprovou por unanimidade uma proposta do Presidente…

Ricardo Ferraz vence concurso de ilustração focado no sardão

Ricardo Ferraz venceu a Bienal Sardão’ 24, um concurso de ilustração da…

Festa anual de Manique do Intendente em Honra de São Pedro

Na vila de Manique do Intendente, Concelho de Azambuja, prepara-se o recinto…
Foto de arquivo

Deputados do PS reclamam modernização da Linha do Norte e resolução dos problemas das barreiras de Santarém

Os deputados do PS eleitos por Santarém reclamam a modernização da Linha…