A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) aprovou um voto de protesto pela publicação do decreto-lei que dispensa da publicação obrigatória nos jornais regionais das candidaturas aprovadas por fundos comunitários no âmbito do Portugal 2030.

Em moção aprovada na sua última Assembleia Geral realizada em Fátima e hoje divulgada, a AIC considera que “esta disposição legal, que não segue a orientação estabelecida na legislação em relação ao Portugal 2020, é penalizadora para as comunidades locais que, desta forma, acabam por ficar privadas da informação sobre os investimentos apoiados pela União Europeia aprovados para as suas regiões, para além de também não contribuir para a boa governança e transparência da aplicação dos dinheiros públicos”.

“É também uma decisão do Governo que vem contribuir ainda mais para o desinvestimento da publicidade institucional na imprensa regional, a mesma que o Estado tem o dever e a obrigação de proteger, principalmente num momento cada vez mais difícil para os órgãos de comunicação social regionais”, acrescenta a moção da AIC.

No documento, a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã pede ao Governo que “reverta esta medida e assuma o compromisso de tudo fazer para que a publicidade institucional seja canalizada para os jornais regionais, como sinal da importância que a comunicação social local tem para a coesão nacional e para a literacia cívica do país”.

A AIC disponibiliza-se ainda para “colaborar com o Estado no cumprimento objetivo desta medida no terreno”.

Leia também...

IP termina obras de contenção da encosta das Portas do Sol em Santarém

A reabilitação das estruturas de contenção da encosta das Portas do Sol, em Santarém, para reforçar a segurança na Linha do Norte, já foi…

Futsal masculino e feminino vitoriano continua a receber novos praticantes

A época 2022/23 do futsal do Vitória Clube de Santarém está a ser uma das melhores de sempre, e o emblema vitoriano já anunciou…

Galeria Municipal do Entroncamento recebe Oficina de Palha de Milho

A Galeria Municipal vai receber, no dia 5 de Agosto, a Oficina de Palha de Milho, promovida pelo serviço educativo da cultura. A Oficina…

Tribunal condena Brisa a pagar 258 mil euros a camionista que caiu de ponte na A1

O Tribunal Cível de Santarém condenou a Brisa a pagar 258 mil euros a um camionista porque os ‘rails’ de protecção não evitaram a…