A cerimónia de inauguração do Monumento em Homenagem aos Combatentes da freguesia de Pontével, Cartaxo, realizou-se no passado dia 7 de Dezembro, tendo como anfitrião o presidente da Junta da Freguesia local, Jorge Pisca. 

O Monumento é constituído por três painéis em pedra, interligados entre si, formando um prisma triangular, onde se encontram registados os nomes de todos os filhos naturais desta localidade que cumpriram a sua missão no âmbito das obrigações militares nas três antigas Províncias Ultramarinas, nomeadamente: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, não tendo ficado esquecidos também os que serviram no Estado Português da Índia Portuguesa, Timor e em Macau. 

Numa das faces do monumento, encontram-se também gravados quatro brasões: o da Câmara Municipal do Cartaxo, Junta de Freguesia de Pontével, da Liga dos Combatentes e também o da Associação de Pontével, denominada por Rio da Fonte, de defesa do património histórico e ambiental.

Para além do presidente da Junta de Freguesia anfitriã, marcaram presença no acto inaugural do monumento, João Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo; Paulo Neves, presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo; Luís Vieira, presidente da Assembleia de Freguesia; Carlos Pombo, presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes; Fernando Santos, representante da Comissão Pró-memorial e presidente da Associação Rio Da Fonte, entre outras entidades civis, militares e religiosas.

Associaram-se ao evento cerca de 200 pessoas, nomeadamente, antigos Combatentes e outros residentes na freguesia.

Foi cumprido ao pormenor todo o guião protocolar que incluiu a bênção do Monumento pelo Padre Miguel Ângelo, da Paróquia de Pontével.

Ao longo da cerimónia foram várias as intervenções tendo Jorge Pisca salientado tratar-se de um momento há muito ambicionado que servirá também como um marco na passagem do testemunho aos jovens, nomeadamente os mais altos valores patrióticos e a devida gratidão ao esforço, espírito de sacrifício, coragem, abnegação e contributo que os filhos daquela terra deram nas várias zonas de conflito em terras distantes, acabando lamentavelmente por seis filhos desta terra tido tombado em combate. 

“Este monumento não apaga a dor dos Combatentes e das suas Famílias, mas é um permanente reavivar da memória de todos, para que tenhamos consciência da necessidade imperiosa de evitar a guerra”, afirmou Jorge Pisca.

Carlos Pombo, presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes enfatizou o facto dos muitos jovens terem regressado com traumas após terminadas as suas obrigações militares, merecendo estes a nossa especial atenção, nomeadamente os Deficientes das Forças Armadas e aos que sofrem de Perturbação Stress Pós-Traumático de Guerra.

O presidente do Núcleo de Santarém evocou ainda as mulheres que viram partir os seus entes queridos, maridos, noivos, irmãos, pais, netos e acima de tudo, os seus filhos. Realçando que elas, longe das várias frentes de batalha, desempenharam um papel essencial no moral dos que combatiam. 

Todos os discursos realçaram o respeito, dignidade e valores pelos contributos que os nossos Antigos Combatentes tinham dado, tendo cabido ao presidente da autarquia, João Heitor encerrar as intervenções. 

A cerimónia prosseguiu com a deposição de coroas de flores junto ao Monumento, tendo a mesma terminado, com o Cerimonial de Homenagem aos Mortos caídos em Combate e a leitura de um poema pela jovem Carolina, de 14 anos de idade, intitulando-se: “Da Flor e Da Música”. Poema de autoria Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, homenageando os Combatentes, através do simbolismo das coroas de flores e do Toque de Clarim, adequado a este Momento Cerimonial na Freguesia de Pontével.

Leia também...

Click | ‘Vaivém’ na Volta a Portugal!

Presença habitual na caravana da Volta a Portugal em Bicicleta é a empresa ‘Vaivém’ do nosso amigo José Luís Latoeiro que aproveita a Volta…

Wifi gratuito do Centro Histórico de Santarém regista mais de 320 mil acessos em 2019

O projecto FreeWifiSantarém instalado no Centro Histórico da cidade registou em 2019 mais de 323 mil acessos, provenientes de utilizadores de 37 nacionalidades, de…

Bispos em reunião magna com questão dos abusos em cima da mesa

A metodologia de acesso aos arquivos diocesanos pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja vai ser definida na próxima…

Rio Maior celebrou Dia Internacional da Família com caminhada

Com intuito de comemorar o Dia Internacional da Família, que se assinalou a 15 de Maio, o Município de Rio Maior, organizou a Caminhada…