Um incêndio que deflagrou numa das encostas da cidade de Santarém na tarde desta quinta-feira, 18 de Julho, chegou a ameaçar as instalações do Instituto Politécnico de Santarém.

As autoridades viram-se obrigadas a evacuar a residência do Politécnico devido à proximidade das chamas e algumas habitações na localidade de Omnias chegaram a estar em perigo.

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi cortada cerca das 15h00, em ambos os sentidos, em Santarém, devido à passagem das chamas para o outro lado da linha e para permitir o trabalho dos operacionais no terreno, que combatem um incêndio que chegou a ter duas frentes activas. Pelas 16:50, a circulação na linha começou a ser feita de forma condicionada.

Segundo o CDOS o alerta para o fogo foi dado pelas 14h11 e estavam mobilizados no local às 16h20, 79 homens, 22 veículos de combate a incêndios e ainda quatro meios aéreos. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha, Jorge Gama, explicou que uma das frentes, a que lavrava numa encosta em direcção ao Instituto Politécnico de Santarém, “já estava totalmente dominada”, enquanto a outra frente já estava dominada “em 60%”.

Pelas 17h50, ainda se encontrava uma frente activa estando a ceder aos meios de combate.

(Em actualização)

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…