O alerta foi dado pelas 13h12 na localidade de Vale das Caldas, em Alcanede, com as chamas a consumirem áreas de mato e floresta.
Está a ocorrer um incêndio na localidade de Vale das Caldas, pertencente à freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém. O alerta foi dado pelas 13h12 desta terça-feira, dia 29 de Julho, estando atualmente no teatro operacional 146 bombeiros, apoiados por 44 viaturas e 1 meio aéreo, pertencentes a várias corporações da Lezíria do Tejo, Lisboa e Alentejo e que tentam travar o avanço das chamas.
O incêndio já obrigou ao corte da Estrada Nacional 362 (EN 362), que liga Santarém a Alcanede, por parte da GNR, devido à rápida progressão do incêndio. Para já, a área ardida são zonas de mato e de floresta, potenciada pela pastagem seca e pela existência de algum vento. Não existem habitações em risco, somente algumas estruturas agrícolas que se encontram no caminho do fogo.
15h45
Encontram-se, neste momento, no teatro operacional, 202 bombeiros, apoiados por 60 viaturas e 4 meios aéreos.
16h30
Encontram-se, neste momento, no terreno, 196 bombeiros, apoiados por 62 viaturas e 1 meio aéreo. Para já, não há registos de habitações em risco, nem estruturas agrícolas.
19h00
Encontram-se no terreno, 284 bombeiros, apoiados por 89 viaturas e 4 meios aéreos. De acordo com fonte do Comando Sub-Regional, o fogo permanece ativo, mas com evolução favorável nas frentes de combate.
A mesma fonte referiu ainda que a estrada nacional 362 foi cortada ao trânsito para facilitar as operações, mas não há populações em risco, nem habitações afetadas, tendo sido apenas realizadas ações de proteção a alguns palheiros e a uma unidade industrial.
Há registo de um ferido ligeiro, um bombeiro com queimaduras num braço, que foi transportado para o hospital de Santarém, acrescentou.
*A notícia encontra-se em atualização.