Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Um dos dois incêndios que lavravam no domingo no concelho de Ourém e o fogo que começou no mesmo dia em Alenquer entraram em resolução perto das 00:00 de hoje, disseram à Lusa fontes dos CDOS locais.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o incêndio que deflagrou na sexta-feira no Carvalhal, em Ourém, entrou em resolução pelas 23:50 de domingo.

Perto das 00:00 de hoje, o incêndio estava a ser combatido por 295 operacionais, apoiados por 90 veículos.

Este fogo tinha entrado em resolução no sábado, mas reacendeu-se no domingo ao início da tarde.

O outro fogo que lavrava também no domingo em Ourém, mas na freguesia de Seiça, ainda estava ativo pelas 00:00 de hoje, “embora com setores a ceder”.

Por essa hora, este incêndio estava a ser combatido por 274 operacionais, apoiados por 74 veículos.

Já o fogo que teve início em Abrigada, na freguesia de Olhalvo, pelas 15:20 de domingo, entrou em fase de resolução pelas 23:20, segundo fonte do CDOS de Lisboa.

Pelas 00:00 de hoje mantinham-se no local 361 operacionais, apoiados por 113 veículos.

De acordo com a mesma fonte, “não há vítimas a registar, nem habitações ou barracões atingidos” pelas chamas.

Também cerca das 00:00 de hoje, o incêndio que deflagrou no domingo na Samardã, Vila Real, era o que mobilizava mais meios em todo o território continental. Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), este incêndio mobilizava 454 elementos, apoiados por 131 veículos.

Àquela hora, mantinha três frentes ativas, que ardiam com “menor intensidade” e as aldeias que apresentaram mais preocupação estavam fora de perigo, segundo a Proteção Civil.

“Tendo em conta o empenhamento dos meios ao longo do dia, conjugando agora com a melhoria das condições meteorológicas, as três frentes estão a arder com menor intensidade. Temos também, felizmente, já a maioria das populações, que apresentaram alguma preocupação à organização do incêndio, fora de perigo” afirmou o comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Vila Real, Miguel Fonseca.

Num ponto de situação feito pelas 00:00, no posto de comando instalado perto da aldeia de Benagouro, o responsável disse que isso “permite focar no combate direto a estas três frentes que estão ativas”.

Os fogos de Ourém, Alenquer e Vila Real eram, no domingo, os que causavam mais preocupação à Proteção Civil.

De acordo com o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, num ‘briefing’ com jornalistas pelas 20:00 de domingo, em Oeiras, “espera-se que a noite possa trazer uma janela de oportunidade”, visto que “no litoral espera-se que a humidade relativa do ar suba, chegando a atingir os 90%, e o vento diminua”.

Em Vila Real, também se prevê um aumento da humidade relativa do ar, “até aos 70%” e o vento “vai dar tréguas”.

No entanto, “será uma noite longa de trabalho nestas três ocorrências”, avisou.

Pelas 00:30 de hoje, a página oficial da ANEPC registava nove incêndios em curso em Portugal Continental, os quais a essa hora estavam a ser combatidos por 1.053 operacionais, apoiados por 311 veículos.

À mesma hora, havia três fogos em fase de resolução, que tinham envolvidos no seu combate 760 operacionais, apoiados por 234 veículos.

Durante o ‘briefing’, o comandante reforçou várias vezes o apelo ao cumprimento, por parte da população, “de comportamentos cívicos que é necessário adequar face a condições adversas”.

Além disso, André Fernandes apelou ainda “às populações que possam a vir afetadas por algum incêndio” para que “mantenham a calma e libertem as vias de circulação rodoviária, para passagem dos meios de socorro”.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndio rural, o Governo determinou no sábado a declaração da situação de alerta no continente, que vigora entre as 00:00 de sábado e as 23:59 de terça-feira.

De acordo com o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, a situação de alerta “será reavaliada na segunda-feira de manhã em reunião”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…