Foto de Município de Sardoal

Mais de 40 jovens estão a patrulhar este verão a floresta de Sardoal e a sensibilizar a população rural para a prevenção dos incêndios, num exercício de cidadania que o município afirma estar a “ajudar a preservar a mancha verde”.

“O projeto ‘Por um Sardoal Verde’, na sua sexta edição, visa uma ocupação saudável dos tempos livres dos jovens na prevenção dos incêndios florestais, exercício que considero um ato de cidadania no sentido de poderem colaborar para ajudar a manter a nossa mancha verde”, disse hoje à Lusa Miguel Borges, presidente de um município com 92 quilómetros quadrados (km2), 80% dos quais de mancha florestal.

Foto de Município de Sardoal

O autarca daquele município do distrito de Santarém destacou ainda o “efeito dissuasor” que a presença dos jovens na floresta tem em relação a eventuais crimes.

“O programa está dividido em três ações, duas das quais de sensibilização e de vigia: a partir da Torre de Vigia do Mogão, Cimeiro e em locais específicos, permitindo dar o alerta atempado em caso de incêndio rural, e, circulando também de bicicleta, […] sensibilizam a população para a proteção e valorização da floresta, com a distribuição pelas aldeias de folhetos informativos e de boas práticas”, disse o autarca.

Foto de Município de Sardoal

A terceira ação, acrescentou, consiste na “manutenção e conservação dos espaços verdes”, em particular na Zona de Lazer da Lapa e na Rosa Mana, onde os voluntários promovem a “estabilização do material vegetal, desbaste e limpezas, com corte e controlo de espécies invasoras, a par da manutenção e regularização de circuitos pedestres”.

Assegurando que o programa “veio para ficar”, Miguel Borges elogiou um projeto “sempre muito participado” e em que os jovens recebem um “pequeno mas importante subsídio” por cada duas semanas de trabalho voluntário.

Com a participação de 46 jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, num programa que se estende até 22 de setembro, o projeto “Por um Sardoal Verde” é apoiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e outras entidades governamentais, no âmbito do projeto de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

Leia também...

Homem de 62 anos detido por cultivo de canábis em Almeirim

Um homem de 62 anos foi detido pela GNR por cultivo de canábis, no dia 9 de Setembro, no concelho de Almeirim. Segundo fonte…

Médio Tejo compromete-se a promover a sustentabilidade ambiental

Os 11 municípios do Médio Tejo, instituições e empresas da região comprometeram-se hoje a impulsionar “soluções eficazes nos domínios ambiental, social e de governança”…

GNR apanha ladrão quando se esgueirava por uma janela

A GNR de Salvaterra de Magos deteve um homem em flagrante delito por furto de um estabelecimento de restauração e bebidas, na segunda-feira, 23…

Queimas e queimadas representam 62% das causas dos fogos deste ano

As queimas e queimadas são a principal origem dos incêndios rurais registados este ano, representando 62% das causas apuradas, enquanto 14% dos fogos foram…