O Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo InovMilho realizou hoje, dia 23 de Setembro, um Dia de Campo na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche.
Esta mostra tecnológica anual apresenta a inovação gerada na fileira do milho, focada no uso eficiente dos recursos naturais – água, ar e solo e dos factores de produção, na rentabilidade do agricultor, estando cada vez mais atenta à conservação da biodiversidade nos ecossistemas agrícolas.
Durante esta iniciativa foi dado especial destaque à importância da conservação genética de variedades regionais de milho face às alterações climáticas, à agricultura de conservação, à utilização eficiente da água na cultura do milho e à importância da conservação da biodiversidade nos campos de milho.
As empresas parceiras do InovMilho divulgaram as novidades tecnológicas testadas no pivot instalado na Estação Experimental António Teixeira e foi dada a conhecer a participação da ANPROMIS, no recém-criado InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal.
A jornada contou com a participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na sessão de encerramento.
Os Dias de Campo InovMilho são uma referência no panorama agrícola nacional, contribuindo para a criação de sinergias entre o meio científico-académico, os agricultores e a indústria agro-alimentar.