Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A Polícia Judiciária (PJ) está desde hoje de manhã na Câmara da Chamusca para averiguar a aquisição de dois edifícios pelo município.

Paulo Queimado (PS) afirmou, em declarações à Agência Lusa, que os inspectores estão no seu gabinete e solicitaram projectos e documentos aos serviços de Obras e de Contabilidade.

Em causa está a aquisição, em 2019, por 80 mil euros, de um edifício que foi do primeiro presidente do município pós 25 de Abril e que o executivo camarário deliberou adquirir no dia em que o herdeiro e, à data, proprietário, membro da lista da maioria socialista, assumiu funções em substituição de um vereador que se encontrava de férias, não tendo, contudo, participado na discussão e votação desse ponto, disse o autarca.

O outro imóvel, conhecido como edifício Salter Cid, foi adquirido em 2015 por 463 mil euros, tendo o município anunciado então a intenção de aí instalar o arquivo municipal, ideia que veio a ser abandonada por se tratar de um edifício muito antigo, com chão de madeira, não reunindo as condições necessárias.

O anúncio de que o arquivo municipal seria instalado no imóvel adquirido em 2019, já depois de terem sido realizadas obras no edifício Salter Cid, gerou polémica, com os eleitos da oposição a questionarem se existia algum estudo prévio atestando que o espaço tinha condições para esse fim, tendo em conta a experiência do passado.

A polémica foi alvo de diversas notícias no semanário regional O Mirante, o qual apontava ter sido gasto “perto de meio milhão em obras” no edifício Salter Cid, que ainda estariam a decorrer em 2019.

Paulo Queimado disse à Lusa que a aquisição deste imóvel veio resolver uma situação que se arrastava desde 2007, quando a anterior gestão CDU foi obrigada pelo tribunal a pagar uma renda mensal de 2.500 euros aos proprietários, situação que se prolongou até 2015.

Segundo o autarca, este edifício foi inserido no projeto de regeneração urbana que está em curso no concelho e o outro destina-se a acolher parte do arquivo, complementando o projeto que inclui a digitalização e a instalação de um gabinete de restauro.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…