A Comissão Municipal da defesa da floresta contra incêndios do Município de Santarém apresentou e aprovou, no dia 4 de Maio, o Plano Operacional Municipal (POM) para o ano 2021.

Segundo a autarquia, o Plano Operacional Municipal (POM) corresponde ao Caderno III do plano municipal de defesa da floresta contra incêndios do Município de Santarém, sendo a parte “Operacional” desse plano.

Este plano inclui particularmente as acções de vigilância, detecção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, nomeadamente a sua execução de acordo com o previsto no programa operacional de PMDFCI.

“O POM enquadra-se, portanto, na normal actividade prevista legalmente para a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, onde são atribuídas responsabilidades às diferentes entidades intervenientes de acordo com a Directiva Operacional N.º2/2021 – DECIR, onde são determinadas as acções específicas, no sentido de orientar a defesa da floresta no Município de Santarém”, refere um comunicado do município. 

O plano tem como objectivo a descrição de um conjunto de normas e procedimentos acordados entre os diferentes interlocutores, que visam agilizar e operacionalizar as diferentes tarefas de defesa da floresta contra incêndios para o ano de 2021.

O POM é alvo de revisão anual, por ter carácter dinâmico e evolutivo, sendo que é normalmente revisto antes do início do período crítico de cada ano.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…