A Câmara de Ourém vai requalificar a estrada de Minde, uma das principais entradas de Fátima, num investimento de 3,2 milhões de euros que deverá começar este an.

“Para o final do verão, poderá haver condições para iniciar a obra, haja empresas interessadas na execução e visto do Tribunal de Contas”, afirmou Luís Albuquerque, presidente da autarquia, assinalando que esta via é, “talvez, a segunda entrada com maior fluxo de peregrinos e por onde circula a maioria dos peregrinos oriundos do sul do país”.

Luís Albuquerque adiantou que a requalificação contempla duas fases, sendo que a primeira, de 3,2 milhões de euros, que vai ser agora objeto de concurso público, compreende cerca de três quilómetros, entre a rotunda das Oliveiras e Boleiros, na freguesia de Fátima, a mesma distância da segunda fase, até ao limite do concelho de Ourém com o de Alcanena.

“É uma obra feita com fundos próprios”, especificou, referindo que contempla, além do piso, mobiliário urbano, iluminação pública, passeios e uma ecovia.

“Em termos gerais, é o mesmo que está feito entre as rotundas das Oliveiras e Sul, esta na cidade de Fátima”, disse.

Segundo o autarca, o investimento visa “dar dignidade, segurança e conforto aos habitantes e a quem visita” Fátima.

Luís Albuquerque explicou que falta ainda a requalificação da Avenida Irmã Lúcia de Jesus, que liga a rotunda Sul à sede de freguesia de Fátima, a estrada da Batalha e a Avenida Papa João XXIII (acesso à Autoestrada 1).

“Gostava que houvesse melhores condições para receber os milhões de peregrinos que chegam a Fátima, mas o município não tem condições para fazer todas estas obras em simultâneo e sozinho”, observou, manifestando o desejo de que o Governo, “a exemplo do que aconteceu em 2017, quando o papa Francisco fez a primeira visita a Fátima, possa comparticipar nalgum investimento”.

O papa Francisco vai deslocar-se de novo a Fátima por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em agosto de 2023.

O presidente da Câmara de Ourém acrescentou que os trabalhos na principal via de entrada de peregrinos a pé em Fátima, a estrada da Loureira, da rotunda Norte até ao limite do concelho com Leiria, vão estar concluídos no próximo mês.

Trata-se de uma requalificação de 1,8 milhões de euros, suportados também integralmente pelo município.

Entretanto, a Câmara de Leiria fez saber que “é intenção do Município intervir na designada estrada da Loureira, existindo um projeto de requalificação viária”.

“Pretende-se alargar o âmbito da intervenção, ou seja, a empreitada deverá incidir em toda a extensão da via, desde o entroncamento com a Nacional 113, na Quinta da Sardinha, até ao limite do concelho, estando, por isso, o projeto em fase de reapreciação”, de acordo com informação enviada à Lusa.

Leia também...

Homem detido pela GNR por tráfico de droga

A GNR deteve um homem de 51 anos por tráfico de estupefacientes, no dia 5 de Dezembro, no concelho de Ferreira do Zêzere. Em…

Coruche abre candidaturas para concurso de ideias e criatividade

O município de Coruche está a receber, até 23 de Março, candidaturas à 6.ª edição do concurso de ideias e criatividade do Montado de…

Mais de 100 concelhos de 13 distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Porto, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Vila Real e Bragança apresentam…

Uma pessoa em estado grave após pré-afogamento no Rio Tejo

No total foram quatro as pessoas que se debateram com dificuldades nas águas do tejo, mas acabaram por sair pelos próprios meios do rio.