A Câmara de Ourém vai requalificar a estrada de Minde, uma das principais entradas de Fátima, num investimento de 3,2 milhões de euros que deverá começar este an.

“Para o final do verão, poderá haver condições para iniciar a obra, haja empresas interessadas na execução e visto do Tribunal de Contas”, afirmou Luís Albuquerque, presidente da autarquia, assinalando que esta via é, “talvez, a segunda entrada com maior fluxo de peregrinos e por onde circula a maioria dos peregrinos oriundos do sul do país”.

Luís Albuquerque adiantou que a requalificação contempla duas fases, sendo que a primeira, de 3,2 milhões de euros, que vai ser agora objeto de concurso público, compreende cerca de três quilómetros, entre a rotunda das Oliveiras e Boleiros, na freguesia de Fátima, a mesma distância da segunda fase, até ao limite do concelho de Ourém com o de Alcanena.

“É uma obra feita com fundos próprios”, especificou, referindo que contempla, além do piso, mobiliário urbano, iluminação pública, passeios e uma ecovia.

“Em termos gerais, é o mesmo que está feito entre as rotundas das Oliveiras e Sul, esta na cidade de Fátima”, disse.

Segundo o autarca, o investimento visa “dar dignidade, segurança e conforto aos habitantes e a quem visita” Fátima.

Luís Albuquerque explicou que falta ainda a requalificação da Avenida Irmã Lúcia de Jesus, que liga a rotunda Sul à sede de freguesia de Fátima, a estrada da Batalha e a Avenida Papa João XXIII (acesso à Autoestrada 1).

“Gostava que houvesse melhores condições para receber os milhões de peregrinos que chegam a Fátima, mas o município não tem condições para fazer todas estas obras em simultâneo e sozinho”, observou, manifestando o desejo de que o Governo, “a exemplo do que aconteceu em 2017, quando o papa Francisco fez a primeira visita a Fátima, possa comparticipar nalgum investimento”.

O papa Francisco vai deslocar-se de novo a Fátima por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em agosto de 2023.

O presidente da Câmara de Ourém acrescentou que os trabalhos na principal via de entrada de peregrinos a pé em Fátima, a estrada da Loureira, da rotunda Norte até ao limite do concelho com Leiria, vão estar concluídos no próximo mês.

Trata-se de uma requalificação de 1,8 milhões de euros, suportados também integralmente pelo município.

Entretanto, a Câmara de Leiria fez saber que “é intenção do Município intervir na designada estrada da Loureira, existindo um projeto de requalificação viária”.

“Pretende-se alargar o âmbito da intervenção, ou seja, a empreitada deverá incidir em toda a extensão da via, desde o entroncamento com a Nacional 113, na Quinta da Sardinha, até ao limite do concelho, estando, por isso, o projeto em fase de reapreciação”, de acordo com informação enviada à Lusa.

Leia também...

“Temos que ter a certeza de que o animal vai bem quando é adoptado”

A Associação Scalabitana de Protecção de Animais (ASPA), em Santarém, foi fundada no dia 28 de Junho de 1982, por um grupo de cinco…

Três automóveis apreendidos pela PSP em processo de tráfico e viciação de viaturas

Foi ainda apreendido diverso material.

Prazo de entrega das declarações de IRS começa hoje

Mais de 250 mil contribuintes já submeteram a declarações de IRS, segundo estatísticas do Portal das Finanças, apesar de se registarem constrangimentos no acesso…

Queda de portão causa uma vítima mortal em Rio Maior

Uma mulher de 60 anos morreu em Assentiz, no concelho de Rio Maior, devido à queda de um portão, informaram os bombeiros. “Fomos acionados…