A Infraestruturas de Portugal (IP) está a elaborar um projeto para a requalificação da Estrada Nacional (EN) 118 nos troços entre Salvaterra de Magos e Samora Correia e Porto Alto e Alcochete, revelou o presidente da Câmara de Benavente.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, sublinhou que a prioridade é “garantir melhores condições de circulação e reduzir os acidentes que continuam a acontecer com frequência”.
Segundo o autarca, o projeto deverá contemplar a construção de cinco rotundas entre a rotunda do Belo Jardim, em Samora Correia (no concelho de Benavente), e Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém.
Além disso, continuou, deverão também ser construídas 11 novas rotundas no troço que liga o Porto Alto (na freguesia de Samora Correia) a Alcochete, no distrito de Setúbal.
Ainda de acordo com o responsável, o município tem vindo a alertar nos últimos anos para a necessidade de requalificar os acessos rodoviários que atravessam aglomerados populacionais como Benavente e Samora Correia.
“São aglomerados populacionais de grande dimensão. Em Benavente, por exemplo, há um ponto crítico no entroncamento da EN118 com o acesso à Vila das Areias, onde os acidentes são constantes”, referiu.
Carlos Coutinho apontou também o cruzamento entre a EN118-1 e a EN118, conhecido localmente como Triângulo das Palmeiras, como uma zona problemática.
“É um cruzamento perigoso, com pouca visibilidade, e isso tem de ser resolvido”, afirmou, salientando que estas obras são “investimentos com impacto direto na qualidade de vida da população” e vão permitir resolver problemas identificados há vários anos.
Contactada pela Lusa, a IP indicou que os projetos estão ainda em fase de elaboração, estando a conclusão prevista para setembro.
A empresa não revelou o valor estimado da intervenção.