IP Santarém produz viseiras de protecção, apoia com profissionais de saúde e disponibiliza residências

O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) promoveu várias iniciativas de apoio aos profissionais e às unidades de saúde da região. O IPS está a produzir de viseiras de protecção, disponibilizou de residências os profissionais e mobilizou docentes da área da saúde para dar apoio.

A FABLAB da Escola Superior de Educação de Santarém está a produzir, desde a semana passada, viseiras de protecção para profissionais de saúde da região.

Em comunicado, o Instituto Politécnico de Santarém (IPS) revela que a iniciativa de produção do FABLAB  – Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem Rápida da Escola Superior de Educação – está a ser promovida em parceria com o Grupo Movimento Maker – Portugal e em estreita colaboração com a  Escola Superior de Gestão e Tecnologia que disponibilizou também a sua impressora 3D.

PUBLICIDADE

Este movimento de produção conta com o apoio da CIMLT, do IEFP e do CENFIM que disponibilizaram também as suas máquinas para produção na ajuda desta causa. As primeiras viseiras produzidas por esta equipa do Politécnico de Santarém já foram entregues a unidades de saúde.

Também a Escola Superior de Saúde do IPS, mobilizou os seus docentes para aumentar a capacidade de intervenção das unidades de saúde e alguns dos seus estudantes finalistas do curso de Enfermagem mostraram-se disponíveis para integrar as linhas de apoio ao cidadão, designadamente no apoio telefónico às famílias dos doentes internados.

O IPS decidiu ainda apoiar o Hospital Distrital de Santarém através da cedência das Residências de Estudantes Pedro Álvares Cabral e São Pedro, que se encontram de momento desocupadas. Os edifícios ficam assim disponíveis para profissionais de saúde que não queiram voltar a casa nas suas pausas, ou mesmo no caso da necessidade de quarentena por infecção de Covid-19.

Já a Escola Superior de Desporto de Rio Maior está a promover o Programa #SOUDESPORTO em CASA. Uma iniciativa que disponibiliza sessões de exercício físico, em directo na sua página de Facebook, de segunda a sexta-feira, às 19h00. Um forma de promover a redução de comportamentos sedentários e a manutenção de níveis de actividade física compatíveis com a promoção da saúde física e mental durante este período de quarentena.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS