Foto ilustrativa

Um “episódio de tempo quente”, previsto para entre quinta-feira, dia 31 de Julho, e quarta-feira em Portugal continental, deverá ser “consideravelmente severo” pela duração e temperaturas máximas previstas, entre 36 e 44 graus Celsius, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em comunicado divulgado hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que o episódio de tempo quente deverá verificar-se “previsivelmente até dia 06 de agosto, com um grau de confiança elevado”, embora com uma ligeira descida temporária das temperaturas máximas na sexta-feira no litoral oeste e, eventualmente, na terça-feira.

Assim, refere o IPMA, “os valores das temperaturas máximas estarão acima da média, ou muito acima da média, para a época do ano”, pelo que “é muito provável” que em grande parte do território continental, em particular no interior, “se venha efetivamente a registar uma onda de calor”.

“Este episódio de tempo quente deverá ser consideravelmente severo, quer pela sua duração, quer pelos valores das temperaturas máximas que serão muito elevados”, avisa o IPMA, indicando que a partir de domingo as máximas deverão variar entre os 36 e 40 graus Celsius, com exceção apenas de alguns locais da faixa costeira, onde serão inferiores.

No interior do Alentejo, vale do Tejo e parte mais interior do vale do Douro, as temperaturas máximas deverão atingir valores entre 41 e 44 graus Celsius.

Além disso, acrescenta o IPMA, preveem-se “noites tropicais na generalidade do território”, com temperaturas mínimas a variar aproximadamente entre 20 e 25 graus Celsius a partir de segunda-feira.

Devido às previsões, o IPMA já colocou todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, sob aviso laranja entre as 09:00 e as 18:00 de domingo, devido à “persistência de valores muito elevados de temperatura máxima”.

Até à manhã de domingo, os 17 distritos – Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga – estarão sob aviso amarelo, também devido aos valores elevados de temperatura máxima.

O distrito de Faro estará sob aviso amarelo entre as 09:00 de sábado e as 18:00 de domingo, igualmente devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com o IPMA, este episódio de tempo quente está associada “à ação conjunta de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, que na sua circulação transportam massas de ar tropical, muito quente e seco, com origem no norte de África”.

Leia também...

Santuário mostra “Fátima ao pormenor” em série de vídeos semanais

O Santuário de Fátima iniciou esta semana a divulgação de um conjunto de vídeos que dão a conhecer os seus espaços, tendo o primeiro…

Festival Nacional de Gastronomia de volta a Santarém entre 17 e 27 de Outubro

A 43ª edição de um dos principais eventos de gastronomia do país, volta este ano a Santarém com novidades. “Troféu Portugal” é o nome…

Projecto de inclusão resgata e preserva saberes e tradições

A Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA) está a desenvolver um Projecto de inovação social que visa envolver activamente a comunidade no desenvolvimento…

𝗔𝘂𝘁𝗮𝗿𝗾𝘂𝗶𝗮 𝘀𝗰𝗮𝗹𝗮𝗯𝗶𝘁𝗮𝗻𝗮 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗮𝗽𝗼𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀

O Município de Santarém homenageou os trabalhadores da Câmara Municipal de Santarém, aposentados em 2021 e 2022, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.…