Imagem ilustrativa

Oito distritos vão estar na sexta-feira e no sábado sob aviso laranja devido à previsão de trovoadas frequentes, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco, Braga e Aveiro vão estar com aviso laranja entre as 18:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado, passando depois a amarelo até às 21:00 de sábado.

Também os distritos da Guarda, Vila Real, Santarém, Leiria e Portalegre vão estar sob aviso amarelo por causa da trovoada, entre as 15:00 de sexta-feira e as 21:00 de sábado.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas convectivas.

O aviso amarelo de aguaceiros vai manter-se entre as 12:00 e as 21:00 de sábado.

Também as regiões montanhosas, as costas sul e norte da Madeira e o Porto Santo vão estar a partir das 12:00 e até às 21:00 de hoje sob aviso amarelo por causa da precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, em especial por nuvens altas, possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada a partir da tarde nas regiões centro e sul, vento em geral fraco e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões norte e centro.

Está também prevista uma subida da temperatura máxima e poeiras em suspensão, progredindo de sul para norte ao longo do dia.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Vila Real) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Aveiro e no Porto) e os 35 (em Beja).

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial a partir da tarde, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada e vento fraco a moderado de sudoeste, soprando por vezes forte a partir da tarde, em especial nas terras altas.

No Funchal, as temperaturas vão variar entre os 20 e os 25 graus e no Porto Santo entre os 18 e os 25.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…