Na passada semana, o Instituto Politécnico de Tomar reforçou a sua cooperação com a Moldávia através de uma série de encontros e reuniões de trabalho. O Presidente do IPT, João Coroado, e o Pró-Presidente, Célio Gonçalo Marques, foram recebidos pela Presidente da República da Moldávia, Maia Sandu, num encontro que reafirmou o compromisso de fortalecer os laços e promover a cooperação entre os dois países.

A visita à Moldávia incluiu reuniões com a Ion Creangă State Pedagogical University, o Museu Nacional de Etnografia e História Nacional, o Presidente do Parlamento da Moldávia, a Presidente da Comissão para a Cultura e Educação e o Ministro da Educação e da Investigação, e, ainda, uma entrevista nos estúdios da TV Moldova 1.

Os representantes do IPT participaram numa reunião estratégica na Ion Creangă State Pedagogical University (UPSC), onde foram recebidos pela Reitora Alexandra Barbăneagră. Estiveram também presentes a Diretora do CNIDE “Turma do Futuro”, Victoria Belous, o Professor Sergiu Musteață e outros representantes da UPSC. As discussões focaram-se na internacionalização dos programas de estudo, no intercâmbio de boas práticas e na criação de novas oportunidades de colaboração. A delegação portuguesa visitou as salas de estudo, a “Sala de Aula do Futuro”, bem como a Faculdade de Belas Artes e Design da UPSC. A Diretora da Faculdade, Ana Simac, deu as boas-vindas aos convidados e apresentou as novas inovações na Faculdade, destacando os benefícios e as oportunidades disponíveis para os estudantes, além de apresentar colecções de trabalhos dos alunos.

A visita incluiu uma recepção pela Diretora do Museu Nacional de Etnografia e História Nacional, onde foram exploradas possibilidades de colaboração cultural e intercâmbio de conhecimentos.

Durante a visita, os representantes do IPT foram entrevistados em direto nos estúdios da TV Moldova 1, onde sublinharam a importância da cooperação internacional e os benefícios mútuos desta parceria.

Num encontro com o Presidente do Parlamento da Moldávia, Igor Grosu, foram abordados temas relacionados com o desenvolvimento educacional e cultural, reforçando o compromisso de ambos os países em trabalhar juntos para o progresso. A ex-Ministra da Educação, Cultura e Investigação e atual Presidente da Comissão para a Cultura, a Educação, a Investigação, a Juventude, os Desportos e os Meios de Comunicação Social, Liliana Nicolaescu-Onofrei, recebeu os representantes do IPT para discutir políticas educacionais e estratégias de melhoria contínua no sector.

O Ministro da Educação e da Investigação da Moldávia, Dan Perciun, reuniu-se com o Presidente e o Pró-Presidente do IPT para explorar novas formas de cooperação e apoio mútuo em projetos educacionais. A visita incluiu também uma reunião com o Reitor Viorel Bostan e a Vice-reitora Daniela Pojar, da Universidade Técnica da Moldávia, onde foram discutidas iniciativas conjuntas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Esta visita à Moldávia representa um passo significativo na missão do IPT de expandir as suas fronteiras e estabelecer parcerias internacionais que beneficiem tanto a instituição como os seus parceiros. A cooperação reforçada com a Moldávia promete trazer novas oportunidades e avanços no campo da educação e cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...
Foto ilustrativa

Santarém celebra o Dia Mundial do Animal

Por ocasião do Dia Mundial do Animal cerca de 40 crianças, do…

Pedro Frazão renuncia ao cargo de vereador em Santarém

Pedro Santos Frazão, deputado e vice-presidente do Chega, renunciou ao cargo de…

Azambuja lidera projecto pioneiro de Educação pela Arte

O projecto BE MORE – Educação pela Arte, concebido e testado sob…

União de Santarém joga cartada decisiva em Sintra no domingo

Quando faltam cumprir apenas três jornadas para o fecho da primeira fase…