A Irmandade do Santíssimo Milagre de Santarém volta a organizar a grande festa que inclui a Procissão com a Sagrada Relíquia nas ruas do Centro Histórico no dia 16 de Abril, pelas 16 horas. Uma cerimónia que vai ser presidida por D. José Traquina, Bispo de Santarém.

O percurso da procissão começa e termina no Santuário do Santíssimo Milagre, passando pela Rua Miguel Bombarda, Rua Capelo e Ivens, Rua Guilherme de Azevedo, Rua Serpa Pinto e Largo do Seminário. O regresso ao Santuário é feito pela Rua Capelo e Ivens e segue pela Rua Miguel Bombarda. As ruas vão estar repletas de flores, com verdura a cobrir todo o percurso e as varandas vão estar enfeitadas por colchas de seda, criando um ambiente de beleza único na Cidade.

De referir que, as Festas do Santíssimo Milagre comemoram a sagração da Igreja, em 1241, por S. E Regensis, Bispo anglo-saxónico de Lisboa, e assinalam também a ocorrência do chamado primeiro milagre em 1247, quando uma mulher sofrendo da infidelidade do marido após ter consultado uma feiticeira decidiu comungar sacrilegamente provocando o milagre: A Hóstia começou a sangrar!

A procissão, integrada nos festejos, relembra a restituição da Sagrada partícula à antiga Igreja de São Estêvão (actualmente Santuário do Santíssimo Milagre), o reconhecimento do milagre pelo Clero e o encerramento da Hóstia numa bola feita de velas derretidas.

O Santuário do Santíssimo Milagre é um centro de culto e peregrinação dos mais frequentados em Portugal.

A relíquia do Santíssimo Milagre, guardada numa âmbula na capela-mor, é a memória viva da transmutação da Hóstia em sangue, no séc. XIII. Peregrinos vindos dos quatro cantos do mundo afluem diariamente ao Santuário, para prestarem a sua devoção.

Leia também...

Programa de Incentivos apoia empresas do Médio Tejo em sessão de esclarecimento

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM do Médio Tejo), em colaboração…

Teatro “Botto em palavras” assinala 126.º aniversário do nascimento do poeta

O Grupo de Teatro Palha de Abrantes vai homenagear na quinta-feira o…

Abrantes aprova parecer para criação de Área Integrada de Gestão da Paisagem

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou, por unanimidade, no dia 19 de…
Foto ilustrativa

Mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Leiria,…