Foto de Município de Santarém

O Jardim das Portas do Sol, em Santarém, vai ser iluminado de roxo, hoje dia 12 de Maio, a fim de assinalar o Dia Mundial da Fibromialgia, uma doença reumática que afecta cerca de 1,7% da população portuguesa.

A Câmara Municipal de Santarém aderiu à iniciativa da Associação Portuguesa de Fibromialgia apelando a uma melhor aceitação desta patologia e legislação de apoio aos doentes. Esta é segunda doença do foro reumático que causa mais incapacidade no país.

Embora a Fibromialgia tenha sido reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde, de existirem Circulares Normativas da Direcção-Geral de Saúde, estudos, artigos e resoluções publicadas no Diário da República, muitos médicos, familiares dos doentes e população em geral, não acreditam na existência desta patologia, o que faz com que os diagnósticos e acesso à terapêutica sejam, muitas vezes tardios, o que pode levar a um agravamento do estado de saúde e incapacidade destes utentes para além de poder ter grande impacto a nível psicossocial.

A nível laboral, escolar e na saúde ainda não existe qualquer apoio legislativo para pessoas com este diagnóstico. O Município através desta iniciativa apela à sensibilização e literacia perante a sociedade, para uma melhor aceitação desta patologia e legislação de apoio aos doentes.

Leia também...

Seminário sobre gestão sustentável de recursos do Tejo a 13 de Outubro em Santarém

A Confraria Ibérica do Tejo (CIT), a Escola Superior de Gestão e Tecnologia…

Tiago Tomás realiza sonho de menino de Santarém

Jogador do Sporting CP enviou camisola autografada ao jovem adepto.

Festival Internacional de Curtas-metragens arranca em Tomar

 O Planos – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar arranca hoje no…
Foto de Arquivo

Despistes em Alpiarça e Benavente provocam feridos

Um despiste de um veículo ligeiro de passageiros na Estrada Nacional 118,…