Foto de Município de Santarém

O Jardim das Portas do Sol, em Santarém, vai ser iluminado de roxo, hoje dia 12 de Maio, a fim de assinalar o Dia Mundial da Fibromialgia, uma doença reumática que afecta cerca de 1,7% da população portuguesa.

A Câmara Municipal de Santarém aderiu à iniciativa da Associação Portuguesa de Fibromialgia apelando a uma melhor aceitação desta patologia e legislação de apoio aos doentes. Esta é segunda doença do foro reumático que causa mais incapacidade no país.

Embora a Fibromialgia tenha sido reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde, de existirem Circulares Normativas da Direcção-Geral de Saúde, estudos, artigos e resoluções publicadas no Diário da República, muitos médicos, familiares dos doentes e população em geral, não acreditam na existência desta patologia, o que faz com que os diagnósticos e acesso à terapêutica sejam, muitas vezes tardios, o que pode levar a um agravamento do estado de saúde e incapacidade destes utentes para além de poder ter grande impacto a nível psicossocial.

A nível laboral, escolar e na saúde ainda não existe qualquer apoio legislativo para pessoas com este diagnóstico. O Município através desta iniciativa apela à sensibilização e literacia perante a sociedade, para uma melhor aceitação desta patologia e legislação de apoio aos doentes.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.