As operações com cartões estrangeiros subiram 40% nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), divulgou hoje a SIBS.

Com base nos dados SIBS Analytics, durante o período em que decorreu a JMJ, entre 01 e 06 de agosto, “o número de transações com cartões estrangeiros nos distritos com maior número de peregrinos – Lisboa, Setúbal e Santarém – registou um crescimento de 40% face ao período homólogo”, lê-se no comunicado enviado pela SIBS.

Já a nível nacional, “esse crescimento foi de 21%”.

De acordo com a entidade, “no total de transações – cartões estrangeiros e nacionais – o SIBS Analytics registou, durante o período em análise, um crescimento de 8% no número de transações a nível nacional, e de 10% nos distritos supra referidos”.

Relativamente ao valor das transações, “apesar da variação ser similar tanto a nível global quanto nos distritos, em termos de cartões estrangeiros, este registou um crescimento de 8% a nível nacional e de 13% nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém”.

No ‘top 5’ dos países em que o número de transações com cartões estrangeiros mais cresceu nos distritos referidos, comparativamente ao período homólogo, destaque para o México (+551%), Polónia (+219%), Austrália (+204%), Brasil (+92%) e Itália (+91%).

“No entanto, em valor absoluto, França, Espanha, EUA, Reino Unido e Itália foram, por esta ordem, os 5 países que mais transações fizeram durante o período em análise”, refere a SIBS, adiantando que “a variação no número de transações considerou os países com maior expressão no total de operações”.

No que diz respeito ao movimento dos portugueses que viajaram para os distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém para participar na JMJ, “os distritos que apresentaram maior crescimento em número de transações em relação ao mesmo período do ano passado foram Braga (+31%), Portalegre (+23%), Viana do Castelo (+21%), Porto (+12%) e a Região Autónoma dos Açores (+12%)”.

A JMJ, que decorreu entre 01 de agosto e domingo, teve participação de cerca de 1,5 milhões de pessoas nos vários eventos que decorreram no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

O Papa Francisco, o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ, chegou a Lisboa na quarta-feira e partiu no domingo para Roma, depois de ter estado cinco dias em Portugal.

A Jornada, cuja próxima edição decorrerá em 2027 em Seul, é considerada o maior acontecimento da Igreja Católica.

Leia também...

Comandantes de bombeiros sapadores reúnem-se no Cartaxo para discutir o novo estatuto profissional

Os comandantes dos bombeiros sapadores de todo o país na próxima quarta-feira, 8 de Janeiro, no Cartaxo, na Companhia dos Bombeiros Sapadores do Cartaxo.…

Entroncamento entrega vales e apoia famílias no âmbito do programa Olá Bebé

Realizou-se ontem, dia 28 de Setembro, no salão nobre da Câmara Municipal, a sessão de entrega de vales de compras, no âmbito do Programa…

Orçamento da Câmara de Tomar é de 51,9 ME para 2024 “em linha” com o deste ano

A Câmara de Tomar aprovou por maioria um orçamento de continuidade de 51,9 milhões de euros (ME) para 2024, “em linha” com o deste…

Formações financiadas em agricultura biológica, comércio e turismo rural

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior dispõe de três ofertas formativas em agricultura biológica, comércio e em turismo rural,…