O presidente da Câmara de Santarém, João Leite, revelou, em entrevista ao Correio do Ribatejo, as prioridades para este novo ciclo autárquico, destacando projectos de regeneração urbana e de melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Entre as medidas mais importantes, o autarca salientou a requalificação da Frente Ribeirinha, um projecto há muito aguardado e que terá um impacto significativo na cidade.

Requalificação da Frente Ribeirinha em destaque

“Já passou tempo demais sem a capital do distrito ter a devida resposta nesta área”, afirmou João Leite, referindo-se à necessidade de valorizar o Rio Tejo e criar condições para que a população possa usufruir deste património natural. O projecto, que será apresentado publicamente no Dia da Cidade, a 19 de Março, inclui a criação de um parque verde urbano e infra-estruturas que promovem a protecção ambiental. A primeira fase das obras será financiada por fundos comunitários e prevê um concurso público para a empreitada.

Melhorias no campo Emílio Infante da Câmara e acessos à cidade

Outro projecto estruturante elencado pelo autarca é a intervenção no campo Emílio Infante da Câmara, que será executada em três fases. A primeira, já em curso, abrange a zona envolvente à Praça de Toiros, incluindo a construção de uma avenida e ciclovia. Esta intervenção insere-se no plano de revitalização da cidade, que também inclui a requalificação de acessos, como a Avenida Francisco de Sá Carneiro, uma das principais entradas da cidade.

“Estamos em condições de, ainda este ano, avançar com as demolições necessárias para dar uma nova dignidade a esta entrada da cidade”, sublinhou João Leite.

Requalificação do centro histórico e novas infra-estruturas desportivas

A regeneração do centro histórico de Santarém é outra das apostas do executivo. Após a requalificação de locais emblemáticos como o Largo do Alcáçova e a Praça Visconde Serra do Pilar, o autarca garantiu que serão lançadas intervenções em duas praças adicionais: a Praça Infante Santo e o Largo dos Pasteleiros. Para além disso, avançou que serão melhoradas as condições de acessibilidade no centro histórico.

No campo desportivo, João Leite anunciou a construção de novos campos de futebol em várias freguesias, como Ribeira de Santarém, Abitureiras, Tremês e Alcanede, além da construção do pavilhão desportivo em Pernes, um projecto aguardado há vários anos.

Saúde e habitação acessível como prioridades

O presidente da câmara também destacou as intervenções na área da saúde, com a requalificação de centros de saúde e postos médicos nas freguesias, recorrendo a fundos do PRR.

Já no sector da habitação, João Leite revelou que, na próxima reunião de Câmara, será apresentado um projecto de arrendamento acessível no bairro 16 de Março, em colaboração com privados.

“O desenvolvimento económico e a captação de investimento privado continuam a ser prioridades”, referiu o autarca, mencionando os cerca de 200 milhões de euros de investimento privado já em curso no concelho, nomeadamente nos sectores da logística e saúde.

Com este plano, João Leite apresentou um conjunto de iniciativas que visam a regeneração urbana e o desenvolvimento de Santarém, afirmando que a cidade se encontra num momento importante para avançar com os projectos anunciados.

Leia também...

Desfile da Paz assinala época festiva no Cartaxo

Comunidade escolar, associações e instituições de apoio social do concelho, vão participar…

Biblioteca Municipal de Torres Novas promove actividade dedicada a famílias e crianças

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai promover, no dia 18 de…

Homem de 78 anos desaparecido depois de assistido no hospital de Torres Novas

Um homem de 78 anos, doente de Alzheimer, está desaparecido, desde quarta-feira,…

Cineteatro Municipal de Rio Maior recebeu espectáculo “A Viúva e o Papagaio”

No âmbito do Plano Pedagógico 2023/2024 do Município de Rio Maior e…