Cumpre-se hoje, quarta-feira, dia 7 de Dezembro, o quinto aniversário do falecimento do nosso Ilustre Amigo João Gomes Moreira, que nasceu em Santarém a 22 de Agosto de 1922.
Que “só morrem os que são esquecidos” é uma frase que amiúde usamos para simbolizar o quanto continuamos a admirar um Amigo que vimos embarcar na sua derradeira viagem, não obstante o vazio que sempre nos acompanha pela perda do seu convívio pessoal, tão próximo e intenso.
João Gomes Moreira, que morreu aos 95 anos na plenitude das suas faculdades intelectuais, era um desses Amigos que nos faz muita falta e com quem as conversas nunca estavam acabadas.
Evocar uma personalidade como João Moreira é tarefa árdua e ingrata na medida em que, por mais que o tentemos, nunca conseguimos abordar satisfatoriamente a sua intensa e diversificada acção nas áreas da cultura, do património, das artes, da música, do espectáculo e da cidadania. O conhecimento enciclopédico do João Moreira era uma das suas mais-valias, pois não havia conversa que alimentássemos em que este nosso Amigo não interviesse com sensatos e pertinentes contributos.
O tempo esvai-se muito celeremente, o que torna mais distante a grata convivência com este saudoso Amigo, mas a sua ausência torna-se mais notada pelo vazio que representa. A companhia de pessoas assim tão referenciais, que cultivavam valores fundamentais que pautaram uma vida plena de dignidade e de rectidão, era um privilégio. Sermos Amigos de João Moreira é uma honra e um orgulho que o tempo e a saudade não logram reduzir e muito menos matar!
No próximo dia 8 de Dezembro, feriado nacional, será colocada na sua campa, no Cemitério de Vila Nova de S. Pedro, pelas 11 horas, uma placa de homenagem que ficará a perpetuar para todo o sempre a homenagem ao melhor dos nossos Amigos. Claro que todos os Amigos estão convidados para esta singela consagração.