O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, iniciou esta sexta-feira funções como presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), sucedendo a Pedro Ribeiro. A liderança da estrutura intermunicipal passa assim a estar nas mãos do autarca social-democrata, que será acompanhado por João Heitor, presidente da Câmara do Cartaxo, e por Helena Neves, presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, ambos na qualidade de vice-presidentes.

Em comunicado publicado nas suas redes sociais, João Teixeira Leite manifestou “orgulho e responsabilidade em representar uma região única, com enorme potencial de desenvolvimento”, sublinhando que este é “o início de um novo ciclo na Lezíria do Tejo”.

O novo presidente da CIMLT destacou a necessidade de “mais ambição para unir os municípios em torno de uma visão comum”, defendendo uma Comunidade Intermunicipal “mais forte, competitiva, liderante e sustentável”.

Entre as prioridades apontadas, João Teixeira Leite salientou a importância de uma CIMLT que “defenda com visão os interesses do território junto do Governo e das instituições europeias”, que “apostem na inovação, na produção agrícola de referência e na sustentabilidade”, e que “promova a coesão territorial, garantindo que nenhum município, freguesia ou cidadão fica para trás”.

O autarca de Santarém sublinhou ainda a necessidade de aproximar a Comunidade Intermunicipal “das pessoas, tornando-a mais transparente, participativa e próxima do dia a dia dos cidadãos”.

João Teixeira Leite considerou essencial “mobilizar investimento público e privado” e “construir uma estratégia que proteja a identidade da região, introduzindo simultaneamente inovação, modernidade e arrojo”.

O novo presidente da CIMLT referiu, por fim, que a região enfrentará nos próximos anos “um dos investimentos mais importantes das nossas gerações — o futuro Aeroporto Luís Vaz de Camões”, o que exigirá, afirmou, “planeamento, cooperação e liderança por parte dos 11 municípios”.

“Para esta caminhada estamos todos convocados. Pela Lezíria. Pelo futuro”, concluiu.

Leia também...

Sardoal aumenta orçamento municipal para 13,3 ME para 2024

 A Câmara de Sardoal aprovou, com os votos favoráveis da maioria PSD e contra do PS, um orçamento municipal de 13,3 milhões de euros…

“Santarém vai ser das cidades médias que mais vai crescer em Portugal”

Autarcas da região ouvidos pelo Correio do Ribatejo dizem ser necessário inverter perda populacional.

Vários distritos do país sob aviso devido à chuva forte

Os distritos mais a sul de Portugal continental estão desde a madrugada com aviso laranja devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes…

Antigos barcos avieiros percorrem o Tejo em cruzeiro religioso e cultural

A XI edição do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo vai unir as populações ribeirinhas de Portugal e Espanha numa peregrinação fluvial que, a…