O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, iniciou esta sexta-feira funções como presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), sucedendo a Pedro Ribeiro. A liderança da estrutura intermunicipal passa assim a estar nas mãos do autarca social-democrata, que será acompanhado por João Heitor, presidente da Câmara do Cartaxo, e por Helena Neves, presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, ambos na qualidade de vice-presidentes.
Em comunicado publicado nas suas redes sociais, João Teixeira Leite manifestou “orgulho e responsabilidade em representar uma região única, com enorme potencial de desenvolvimento”, sublinhando que este é “o início de um novo ciclo na Lezíria do Tejo”.
O novo presidente da CIMLT destacou a necessidade de “mais ambição para unir os municípios em torno de uma visão comum”, defendendo uma Comunidade Intermunicipal “mais forte, competitiva, liderante e sustentável”.
Entre as prioridades apontadas, João Teixeira Leite salientou a importância de uma CIMLT que “defenda com visão os interesses do território junto do Governo e das instituições europeias”, que “apostem na inovação, na produção agrícola de referência e na sustentabilidade”, e que “promova a coesão territorial, garantindo que nenhum município, freguesia ou cidadão fica para trás”.
O autarca de Santarém sublinhou ainda a necessidade de aproximar a Comunidade Intermunicipal “das pessoas, tornando-a mais transparente, participativa e próxima do dia a dia dos cidadãos”.
João Teixeira Leite considerou essencial “mobilizar investimento público e privado” e “construir uma estratégia que proteja a identidade da região, introduzindo simultaneamente inovação, modernidade e arrojo”.
O novo presidente da CIMLT referiu, por fim, que a região enfrentará nos próximos anos “um dos investimentos mais importantes das nossas gerações — o futuro Aeroporto Luís Vaz de Camões”, o que exigirá, afirmou, “planeamento, cooperação e liderança por parte dos 11 municípios”.
“Para esta caminhada estamos todos convocados. Pela Lezíria. Pelo futuro”, concluiu.
