A Câmara Municipal de Santarém divulgou esta quarta-feira, 5 de Novembro, a distribuição de funções para o mandato 2025-2029, nos termos do artigo 36.º da Lei n.º 75/2013. O documento, assinado pelo presidente João Teixeira Leite, confirma a criação de dois novos pelouros — Revitalização Urbana do Centro Histórico e da Ribeira de Santarém e Protecção Civil, Bombeiros e Segurança — ambos já contextualizados na primeira reunião pública do novo executivo, realizada a 3 de Novembro.

O presidente João Teixeira Leite assume directamente as áreas da Educação, Gestão Financeira, Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo e Captação de Investimento, Planeamento Estratégico e Ordenamento do Território, Revitalização Urbana do Centro Histórico e da Ribeira de Santarém, Gestão do Apoio às Freguesias, Turismo e Assuntos Jurídicos.

O vereador Pedro Gouveia fica responsável pelos pelouros de Projectos e Obras Públicas, Gestão de Pessoas e Promoção Socioprofissional, Qualificação dos Espaços Verdes e Espaço Público, Gestão da Economia Circular, Ambiente e Recursos Hídricos, Habitação Pública, Mobilidade e Fiscalização Municipal.

O novo vice-presidente, Emanuel Campos, passa a coordenar as áreas da Cultura, Património e Grandes Eventos, Protecção Civil, Bombeiros e Segurança, Inovação, Transição Digital e Comunicação, Desporto, Juventude, Agricultura e Florestas, Protecção Animal, Higiene Pública e Veterinária, e Gestão dos Serviços de Apoio Geral.

Por sua vez, a vereadora Teresa Ferreira fica com as pastas do Urbanismo e Obras Particulares, Gestão de Fundos Comunitários, Saúde, Desenvolvimento Social, Auditoria, Transparência e Prevenção da Corrupção, Defesa do Consumidor, Gestão Patrimonial e Gestão Cemiterial.

A criação do pelouro da Revitalização Urbana do Centro Histórico e da Ribeira de Santarém, assumido por João Teixeira Leite, traduz uma das apostas centrais do novo mandato, respondendo às preocupações manifestadas pelos moradores sobre a degradação da zona antiga e a necessidade de reconectar a cidade ao Tejo. Já o pelouro da Protecção Civil, Bombeiros e Segurança, confiado a Emanuel Campos, surge em articulação com o projecto de criação da futura Polícia Municipal, e visa reforçar a prevenção, a vigilância e a proximidade no território.

Leia também...

Matilde nasceu numa ambulância e é o primeiro “Bebé do Ano” da ULS Médio Tejo

A “bebé do ano” não nasceu nas quatro paredes da maternidade em Abrantes. Veio ao mundo a bordo da ambulância de Suporte Imediato de…

Casa Pia premiado pela Liga devido às melhorias no estádio de Rio Maior

O Casa Pia foi distinguido pelas melhorias efectuadas no Estádio Municipal de Rio Maior, recinto que os ‘gansos’ têm utilizado na presente temporada, anunciou…

Portugal registou 27 mortes por afogamento no primeiro trimestre, mais 12,5% que em 2022

Portugal registou 27 mortes por afogamento no primeiro trimestre deste ano, uma subida de 12,5% em comparação com o mesmo período de 2022, de…

CHMT dá as boas-vindas a 12 novos profissionais de saúde

A equipa do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu 12 novos profissionais de saúde que vão ser integradas nas três unidades da instituição.…