A Câmara Municipal de Santarém divulgou esta quarta-feira, 5 de Novembro, a distribuição de funções para o mandato 2025-2029, nos termos do artigo 36.º da Lei n.º 75/2013. O documento, assinado pelo presidente João Teixeira Leite, confirma a criação de dois novos pelouros — Revitalização Urbana do Centro Histórico e da Ribeira de Santarém e Protecção Civil, Bombeiros e Segurança — ambos já contextualizados na primeira reunião pública do novo executivo, realizada a 3 de Novembro.

O presidente João Teixeira Leite assume directamente as áreas da Educação, Gestão Financeira, Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo e Captação de Investimento, Planeamento Estratégico e Ordenamento do Território, Revitalização Urbana do Centro Histórico e da Ribeira de Santarém, Gestão do Apoio às Freguesias, Turismo e Assuntos Jurídicos.

O vereador Pedro Gouveia fica responsável pelos pelouros de Projectos e Obras Públicas, Gestão de Pessoas e Promoção Socioprofissional, Qualificação dos Espaços Verdes e Espaço Público, Gestão da Economia Circular, Ambiente e Recursos Hídricos, Habitação Pública, Mobilidade e Fiscalização Municipal.

O novo vice-presidente, Emanuel Campos, passa a coordenar as áreas da Cultura, Património e Grandes Eventos, Protecção Civil, Bombeiros e Segurança, Inovação, Transição Digital e Comunicação, Desporto, Juventude, Agricultura e Florestas, Protecção Animal, Higiene Pública e Veterinária, e Gestão dos Serviços de Apoio Geral.

Por sua vez, a vereadora Teresa Ferreira fica com as pastas do Urbanismo e Obras Particulares, Gestão de Fundos Comunitários, Saúde, Desenvolvimento Social, Auditoria, Transparência e Prevenção da Corrupção, Defesa do Consumidor, Gestão Patrimonial e Gestão Cemiterial.

A criação do pelouro da Revitalização Urbana do Centro Histórico e da Ribeira de Santarém, assumido por João Teixeira Leite, traduz uma das apostas centrais do novo mandato, respondendo às preocupações manifestadas pelos moradores sobre a degradação da zona antiga e a necessidade de reconectar a cidade ao Tejo. Já o pelouro da Protecção Civil, Bombeiros e Segurança, confiado a Emanuel Campos, surge em articulação com o projecto de criação da futura Polícia Municipal, e visa reforçar a prevenção, a vigilância e a proximidade no território.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Associação Sindical da Polícia considera falácia medidas anunciadas pelo ministro

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) disse hoje, em Torres Novas, que as medidas anunciadas pelo ministro da Administração Interna…

Câmara da Chamusca reduz impostos municipais em 2022

IMI, Derrama, Participação Variável no IRS e Taxa Municipal de Direitos de Passagem vão baixar a partir de 2022.

Conferência «A importância da Biodiversidade» na Biblioteca Municipal de Torres Novas

Por ocasião do Dia Internacional da Biodiversidade, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) recebe, no dia 25 de Maio a partir das 10h30,…

Pianista Júlio Resende apresenta álbum “Filhos da Revolução” em Santarém

O pianista Júlio Resende inicia na quinta-feira, uma série de concertos no âmbito da digressão de apresentação do álbum “Filhos da Revolução”, que já…