A Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém promove este sábado (15 de Outubro, pelas 15h00, uma sessão pública sobre a vida e obra de Joaquim Faustino da Silva, operário, sindicalista, cooperativista, jornalista, director do jornal “O Emancipador” (Moçambique).

A sessão contará com as intervenções de Maciel Santos e de Luís Carvalho, investigadores do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e com a moderação de Manuel Sá, presidente da Associação Cultural Vale de Santarém – Identidade e Memória, promotora da iniciativa.

Joaquim Faustino da Silva nasceu no Vale de Santarém, em 1891. Depois de ter estado na I Guerra Mundial, em Angola, foi para Moçambique, onde, enquanto operário, viria a desenvolver também intensa actividade social e política, como sindicalista, cooperativista e jornalista, vindo a ser director do jornal operário “O EMANCIPADOR”, que foi uma referência do sindicalismo e da política, em pleno período do regime de ditadura, em Portugal.

Nunca mais regressou ao continente e à sua terra natal, tendo falecido em 1972, na cidade de Lourenço Marques.

O Centro de Estudos Universitários da Universidade do Porto, no âmbito de pesquisas relacionadas com trabalho sobre o sindicalismo em Portugal, no tempo da I República, viria a referenciar Joaquim Faustino da Silva como um dos mais activos e prestigiados cidadãos que, nesse período, mais se distinguiram, na vida social e política daquela ex-colónia.

Agora, muito anos depois, este ilustre valsantareno regressa à sua terra natal, em sessão pública promovida pela Associação Cultural Vale de Santarém – Identidade e Memória, e que tem por missão “a pesquisa e divulgação da história e cultura do Vale de Santarém e suas gentes, desde os tempos mais remotos até à atualidade, visando a valorização do sentimento de pertença a uma comunidade e a sua transmissão às gerações vindouras”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.