Entre 25 e 27 de Setembro, o Município de Ourém vai assinalar as Jornadas Europeias do Património com um programa variado e abrangente, subordinado ao tema “Património e Educação”. Das várias actividades programadas, destaque para a inauguração do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro, projecto desenvolvido no edifício devoluto da antiga Escola Primária de Zambujal e que irá reunir o acervo documental e bibliográfico do antigo eurodeputado e membro da Assembleia Municipal, Sérgio Ribeiro.

Ourém vai iniciar a comemoração das Jornadas Europeias do Património com o lançamento público do vídeo “Das pedras nascem estórias” nas redes sociais do Município, às 19h00 do dia 25 de Setembro. Este vídeo foi produzido pelo grupo de trabalho “Toque de Midas”, composto pelos serviços educativos de museus pertencentes à Rede Portuguesa de Museus, e pretende divulgar os patrimónios associados a cada autarquia envolvida.

Já no sábado, dia 26 de Setembro, a acção terá lugar no Largo Dr. Vitorino de Carvalho (em frente ao Museu Municipal de Ourém) e a partir das 15h00 decorrerá uma figuração histórica e um mercado onde será reconstituído o ambiente da antiga Vila Nova de Ourém, com uma mostra dos produtos típicos da época e da região. A actividade vai contar com a colaboração de vários agentes locais, individuais e colectivos, na dinamização da iniciativa.

O último dia dedicado às Jornadas Europeias do Património (27 de Setembro) vai principiar com a actividade “Explorar Ourém: Peddy-Paper na Vila Medieval”, a partir das 10h00.  O peddy-paper na Vila Medieval vai dar a conhecer elementos do património histórico, cultural e natural do nosso concelho e é uma iniciativa vocacionada e preparada para famílias, que permite aos participantes usufruir, olhar, ouvir e contemplar vários pontos de interesse do Município de Ourém. A participação na actividade “Explorar Ourém: Peddy-Paper na Vila Medieval” carece de inscrição prévia no Museu Municipal de Ourém (249 540 900 (6831) | 919 585 003 | museu@cm.ourem.pt), já que o número de famílias participantes é limitado.

Ainda no domingo, às 16h00, será inaugurado o Centro de Documentação Joaquim Ribeiro, espaço que após a requalificação prima pela modernidade, contando, entre outras valências, com duas salas principais destinadas a espaços de tertúlia e biblioteca, além de uma cafetaria de apoio, vestíbulo, área de arrecadações de apoio e instalações sanitárias. A intervenção manteve a traça e identidade do edifício original (Escola Primária de Zambujal) e disponibilizará um vasto acervo sobre União Europeia, Economia e História de Ourém, para visita e transmissão de conhecimento. A presença na inauguração do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro está sujeita à recepção de convite, de acordo com o plano de contingência definido para o evento.

As Jornadas Europeias do Património 2020 pretendem sensibilizar para o papel do património na educação, assim como o papel da educação no património e para a riqueza e complexidade desta relação que se reflete na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…