A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça está a assinalar as Jornadas Europeias do Património com um conjunto de actividades que pretendem “sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património”.

As jornadas arrancam hoje, 25 de Setembro, com visitas guiadas gratuitas ao museu até às 17:00. Amanhã, pelas 10:15, está programada uma visita temática: ‘Educação pela Arte: O Quotidiano Musical da Família Relvas’.

A actividade é orientada por Luzia Rocha, Investigadora do CESEM e Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Nuno Prates, Conservador da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça e Investigador do CESEM – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Está ainda patente, na Galeria de Exposições, a mostra de Pintura de Vitalina Castelo Branco e Graciete Oliveira. As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção do Património.

Em 2020 as Jornadas Europeias do Património são subordinadas ao tema: Património e Educação e terão lugar nos dias 25, 26 e 27 de Setembro.

Pretende-se com este tema sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros. 

Leia também...

Beatriz Martinho continua como presidente do Conservatório de Música de Santarém

Decorreu na tarde e no início da noite desta sexta-feira, dia 14…

Incêndio que mobilizou mais de uma centena de operacionais em Benavente em fase de rescaldo

O incêndio que deflagrou às 14h00 em Foros de Almada, concelho de…
Foto de Arquivo

PSP identifica três pessoas por envolvimento em tiroteio

A PSP identificou três pessoas envolvidas num tiroteio ocorrido na quinta-feira à…

Estrada da Estação cortada temporariamente devido a perigo de desmoronamento

A Câmara Municipal de Santarém (CMS) vai construir um muro de protecção…