A Biblioteca Municipal de Ourém vai receber José Carlos Godinho para apresentar o seu mais recente livro “Como o fumo do comboio”, no próximo dia 3 de Junho, pelas 18h00.

“Como o fumo do comboio” é um relato de memória e ficção, com episódios verídicos que são representados por personagens construídas.

Pela obra perpassa o drama daqueles jovens a quem a consciência impedia a participação na guerra colonial e que, por isso, tiveram que deixar o país. Mesmo no exílio entregaram a sua juventude à causa da luta pela liberdade, muitas vezes de forma utópica, mas sempre com uma grande generosidade.

A obra literária dá o testemunho emocionado da empolgação com que o fizeram e da força que colocaram na vontade de mudar a sociedade do seu tempo.

José Carlos de Sousa Godinho nasceu em Seiça, mas pouco depois a família foi morar para Caxarias, onde viria a frequentar a escola primária. Foi aluno no Colégio Fernão Lopes, em Ourém.

O autor tem textos publicados em vários órgãos de imprensa, nomeadamente n´ “O Almonda” e na revista “Pessoa´s”, de Genebra. É ainda autor e encenador de duas peças de teatro representadas em Grenoble em 1972/3.

Uma iniciativa organizada pelo Município de Ourém, Biblioteca Municipal de Ourém, Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) e Editora Primeiro Capítulo.

A entrada é livre.

Leia também...

Benavente única exceção na quebra populacional do distrito de Santarém

Os resultados definitivos dos Censos 2021, divulgados hoje, confirmam que Benavente é o único município do distrito de Santarém que aumentou a população residente…

Santarém sob aviso amarelo devido à chuva

Chuva está de regresso a partir da tarde de quinta-feira.

Proteção civil emite estado de alerta especial amarelo para nove distritos

O comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, admitiu hoje ser expectável que ocorram níveis de precipitação idênticos aos da semana passada e anunciou…

Abriram as Festas de S. José, palco da tradição e cultura de Santarém

Foram hoje inauguradas as Festas de S. José: Santarém volta, assim, a celebrar, de 15 a 19 de Março, as suas tradições e cultura.…