José Guilherme São Marcos, de 51 anos, deixou esta sexta-feira, 25 de Junho, o comando da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém para assumir as funções de Segundo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, voltando assim à Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O comandante, com uma experiência de mais de 35 anos em Protecção Civil, era o responsável máximo da corporação escalabitana desde Maio de 2018. Antes dos Sapadores de Santarém, José Guilherme era segundo Comandante Operacional Distrital de Santarém, cargo que exerceu entre 2013 e 2018.

Em 1985, iniciou as funções de bombeiro em Coruche, corporação onde chegou a segundo comandante. Mais tarde assumiu o comando dos Bombeiros Voluntários de Benavente.

Licenciado em engenharia de protecção civil e com formação complementar em várias áreas ligadas ao sector, José Guilherme tem uma vasta experiência, incluindo missões internacionais em Moçambique. Foi também formador externo Escola Nacional de Bombeiros e tem vários louvores e condecorações no desempenho das funções.

PUBLICIDADE

A solução para substituir José Guilherme, a partir de hoje, passa pelo adjunto de Comando, Carlos Grazina, um dos mais antigos e experientes bombeiros da corporação anteriormente designada de Bombeiros Municipais de Santarém.

Recorde aqui a entrevista de José Guilherme Costa São Marcos, em Abril de 2020, ao Correio do Ribatejo:

https://correiodoribatejo.pt/a-cultura-de-proteccao-civil-deveria-ser-obrigatoria-na-escola/

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…