José Guilherme São Marcos, de 51 anos, deixou esta sexta-feira, 25 de Junho, o comando da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém para assumir as funções de Segundo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, voltando assim à Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O comandante, com uma experiência de mais de 35 anos em Protecção Civil, era o responsável máximo da corporação escalabitana desde Maio de 2018. Antes dos Sapadores de Santarém, José Guilherme era segundo Comandante Operacional Distrital de Santarém, cargo que exerceu entre 2013 e 2018.

Em 1985, iniciou as funções de bombeiro em Coruche, corporação onde chegou a segundo comandante. Mais tarde assumiu o comando dos Bombeiros Voluntários de Benavente.

Licenciado em engenharia de protecção civil e com formação complementar em várias áreas ligadas ao sector, José Guilherme tem uma vasta experiência, incluindo missões internacionais em Moçambique. Foi também formador externo Escola Nacional de Bombeiros e tem vários louvores e condecorações no desempenho das funções.

A solução para substituir José Guilherme, a partir de hoje, passa pelo adjunto de Comando, Carlos Grazina, um dos mais antigos e experientes bombeiros da corporação anteriormente designada de Bombeiros Municipais de Santarém.

Recorde aqui a entrevista de José Guilherme Costa São Marcos, em Abril de 2020, ao Correio do Ribatejo:

https://correiodoribatejo.pt/a-cultura-de-proteccao-civil-deveria-ser-obrigatoria-na-escola/

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…