O projecto “Plástico Zero” de Eva Claro, jovem natural de Tomar, venceu a terceira edição do Orçamento Participativo Jovem Portugal. Esta é uma iniciativa pioneira a nível mundial, que desafiou os cidadãos e cidadãs entre os 14 e os 30 anos a apresentar e decidir projectos de investimento público, com o objectivo de contribuir para uma melhor democracia através do reforço das formas de participação pública de jovens.

A proposta de Eva Claro baseia-se no cumprimento de que as escolas assumem de reduzir/eliminar a utilização de plástico no recinto escolar. É proposto oferecer a cada aluno dos agrupamentos de escolas de Tomar e Alcanena, uma garrafa de alumínio, de forma que estes a possam encher nos dispensadores de água a adquirir para as escolas. Cada garrafa contém informação (via QR Code) com alguns conselhos para a redução diária da utilização deste material, sendo o objectivo de criar hábitos sustentáveis.

Para a implementação do projecto, o Município de Tomar e Alcanena associaram-se ao IPDJ -Instituto Português do Desporto e da Juventude, colaborando na implementação do projecto nos estabelecimentos de ensino do respectivo concelho.

Para o efeito, foram adquiridos pelo IPDJ, com o orçamento de 30 mil euros, um total de 5.900 garrafas de alumínio para serem distribuídos pelos alunos das escolas, assim como 25 bebedouros, dos quais Tomar recebe 15 para colocar nos Agrupamentos de Escolas Templários e Nuno de Santa Maria.

Na segunda-feira, dia 20 de Dezembro, foram inaugurados os primeiros bebedouros nas Escolas Secundárias Santa Maria do Olival e Jácome Ratton, na presença da directora regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Eduarda Marques, o vereador Hugo Cristóvão e a aluna Eva Claro.

Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

GNR recupera Bufo Real em Almoster

A Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial da…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Passeio interpretativo nos 40 anos da Reserva Natural Paul do Boquilobo

O município de Torres Novas vai promover no domingo, 28 de Junho,…