O Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão começa a julgar em Setembro os pedidos de impugnação das coimas aplicadas pelo Banco de Portugal ao Montepio e a oito antigos administradores, no valor total de 4,8 milhões de euros.

Os recursos apresentados contra a decisão do BdP e a acusação do Ministério Público começam a ser julgados em 09 de Setembro, em Santarém, no âmbito de um processo em que a Caixa Económica Montepio Geral, Caixa Económica Bancária, S.A foi multada em 2,5 milhões de euros, o seu antigo presidente Tomás Correia em 1,25 milhões de euros e outros sete ex-administradores com multas entre 17,5 mil e 400 mil euros.

Na decisão recorrida, o BdP aponta várias ilegalidades, como violações das regras de controlo interno e incumprimento nos deveres de implementação de controlo interno, referentes à concessão de crédito, conforme foi noticiado em Fevereiro último.

Além de Tomás Correia, os ex-administradores do banco condenados são José de Almeida Serra (400 mil euros), Eduardo Farinha (230 mil euros), Rui Gomes do Amaral e Álvaro Damâso (140 mil euros cada), Jorge Barros Luís (75 mil), Paulo Magalhães (32 mil) e Pedro Alves Ribeiro (17,5 mil euros).

O processo teve origem na auditoria especial feita ao banco Montepio, a pedido do Banco de Portugal, em 2014, pela Deloitte, que incidiu no período entre 2009 e 2012.

Tomás Correia foi presidente entre 2008 e 2015 do banco Caixa Económica Montepio Geral (actual Banco Montepio) e também da Associação Mutualista Montepio Geral.

Desde 2015, depois de o Banco de Portugal ter forçado a separação da gestão das duas entidades, ficou apenas à frente da mutualista. Em Janeiro último, após ter vencido as eleições, foi reconduzido para mais um mandato de três anos.

Leia também...

Homem de 39 anos detido pela PJ por pornografia de menores

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 39 anos, no passado dia 25 de Maio, por ser suspeito da prática dos crimes de…

Jovem de 16 anos detido por posse de 370 euros em notas falsas em Almeirim

Um jovem, de 16 anos de idade, foi detido pela posse de notas falsas no passado dia 7 de Fevereiro, em Almeirim. Segundo o…

Aurélio Lopes: “O Ribatejo foi traído por aqueles que tinham mais obrigação de o defender”

O Governo lançou em 2016 o primeiro Orçamento Participativo Português (OPP). Na segunda edição, em 2017, estiveram em votação 600 propostas apresentadas pelas pessoas…

PSP detém homem suspeito de violência doméstica com arsenal de armas em casa

A PSP do Entroncamento deteve um homem de 60 anos de idade, em flagrante delito, no dia 24 de Junho, por suspeitas da prática…