O Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão começa a julgar em Setembro os pedidos de impugnação das coimas aplicadas pelo Banco de Portugal ao Montepio e a oito antigos administradores, no valor total de 4,8 milhões de euros.

Os recursos apresentados contra a decisão do BdP e a acusação do Ministério Público começam a ser julgados em 09 de Setembro, em Santarém, no âmbito de um processo em que a Caixa Económica Montepio Geral, Caixa Económica Bancária, S.A foi multada em 2,5 milhões de euros, o seu antigo presidente Tomás Correia em 1,25 milhões de euros e outros sete ex-administradores com multas entre 17,5 mil e 400 mil euros.

Na decisão recorrida, o BdP aponta várias ilegalidades, como violações das regras de controlo interno e incumprimento nos deveres de implementação de controlo interno, referentes à concessão de crédito, conforme foi noticiado em Fevereiro último.

Além de Tomás Correia, os ex-administradores do banco condenados são José de Almeida Serra (400 mil euros), Eduardo Farinha (230 mil euros), Rui Gomes do Amaral e Álvaro Damâso (140 mil euros cada), Jorge Barros Luís (75 mil), Paulo Magalhães (32 mil) e Pedro Alves Ribeiro (17,5 mil euros).

O processo teve origem na auditoria especial feita ao banco Montepio, a pedido do Banco de Portugal, em 2014, pela Deloitte, que incidiu no período entre 2009 e 2012.

Tomás Correia foi presidente entre 2008 e 2015 do banco Caixa Económica Montepio Geral (actual Banco Montepio) e também da Associação Mutualista Montepio Geral.

Desde 2015, depois de o Banco de Portugal ter forçado a separação da gestão das duas entidades, ficou apenas à frente da mutualista. Em Janeiro último, após ter vencido as eleições, foi reconduzido para mais um mandato de três anos.

Leia também...

Mação em risco máximo de incêndio

O risco de incêndio vai aumentar nos próximos dias em vários distritos de Portugal continental, acompanhando a subida das temperaturas máximas que em algumas…

Alcochete: Preparador físico almeirinense classifica de “surreal” reunião com Bruno de Carvalho

O antigo preparador físico do Sporting Márcio Sampaio, natural de Almeirim, classificou esta segunda-feira, 6 de Janeiro, de “surreal” a reunião entre a equipa…

Estrada da Estação cortada temporariamente devido a perigo de desmoronamento

A Câmara Municipal de Santarém (CMS) vai construir um muro de protecção na zona a sul da estação ferroviária de Santarém e para isso…

Prisão preventiva para suspeito de roubos na cidade de Santarém

Um homem, de 42 anos de idade, foi detido pela PSP por tentativa de roubo em estabelecimento comercial, injúrias, ameaça e coacção a elementos…